04/07/2012

BAHIA: Projeto obriga bloqueio de celulares

 

 

Preocupado em melhorar a segurança dos usuários das agências bancárias da Bahia, o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa, propondo a obrigatoriedade de bloqueadores de sinais de radiocomunicações nas agências bancárias em todo o estado. Segundo o projeto, os bloqueadores devem anular os sinais de celulares no interior das agências com o intuito de inibir os riscos de crimes contra os clientes, comumente conhecidos como "saidinha bancária".
As instituições deverão estar regularizadas no prazo máximo de 180 dias a partir da publicação da lei proposta. Dados indicam a frequência de assaltos que ocorrem com clientes após deixarem o estabelecimento bancário. Normalmente os assaltos são seguidos de violência e até homicídios. "A imprensa vem noticiando com frequência uma prática criminosa que tem causado sérios prejuízos financeiros e até risco de morte a clientes de instituições financeiras", justificou o Coronel Gilberto Santana.
O deputado salienta que retiradas significativas em dinheiro são as mais visadas pelos assaltantes, que simulam estar nos estabelecimentos para fazer uso dos serviços disponíveis, quando, na verdade, observam a movimentação dos clientes para transmitir as informações através de celular a um possível cúmplice. "Atualmente, as instituições tentaram estabelecer o não uso de celulares no recinto das agências, através de cartazes, porém não foi suficiente para inibir a prática criminosa", afirmou o Coronel Gilberto Santana.
O projeto de lei ressalta que a medida tem o objetivo de inibir a ação dos bandidos e proteger os clientes. "Estaremos atuando não apenas visando à comodidade e à tranquilidade das pessoas, mas sim diretamente na preservação da sua incolumidade e de seu patrimônio, contribuindo, por conseguinte, para o exercício da segurança pública", conclui o parlamentar.



 

 

   Setor responsável: Assessoria de Comunicação Social   

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!