15/05/2018

Camacan: Delegacia de Policia está escorada e pode desabar

 

A Delegacia Territorial de Camacan, abandonada pela Secretaria de Segurança Pública do estado, chegou a seu último estágio de decadência, oferecendo risco de vida a quem trabalha na unidade. O delegado Francesco Denis da Silva Santana, interditou parcialmente a unidade prisional.

A parede da frente da delegacia está cedendo por conta das rachaduras. A autoridade policial mandou colocar um mourão fixo no chão escorando a parede, pois a fachada do prédio, está prestes a desabar.

O portão da frente também foi lacrado, para que o público, não entre na recepção. Por conta da má conservação das instalações, o delegacia pública de Camacan, não está recebendo presos, e os que chegam, são transferidos para as unidades de Pau Brasil e Itabuna.

De acordo com os agentes lotados na unidade prisional, o local oferece perigo não só para os agentes, mas para o público em geral. Espera-se que o Ministério Público e a Secretaria de Segurança pública do estado se manifestem diante do quadro crítico que a Delegacia Pública de Camacan se encontra.

Tartarugas de espécie em risco de extinção nascem em praia de Ilhéus

No Dias da Mães, celebrado no domingo (13), a natureza deu um show com o nascimento de 22 tartarugas-de-pente na Praia da Avenida, em Ilhéus, no sul do estado. A espécie está na lista de animais sob ameaça crítica de extinção.

O momento especial foi flagrado por integrantes do Grupo de Amigos da Praia (GAP), que faziam a limpeza da praia por volta das 6h. “Foi uma grata surpresa ver os filhotes saindo e indo para o mar”, contou o coordenador do GAP, Vinícius Alcântara, que também é policial rodoviário federal.

Alcântara detalha que o grupo já havia identificado o ninho e, como forma de proteção, vinha apagando os rastros deixados pela família de tartarugas para que os ovos não fossem descobertos e usados como alimento por pessoas que caçam na região.

A estimativa do grupo é de que a desova tenha ocorrido há pouco mais de 60 dias. “Agora, elas vão para o mundo, cada uma por si”.

Buerarema recebe Projeto Arte para o Futuro com espetáculo e bate papo

Uma das etapas do Projeto Arte para o Futuro, o grupo de teatro bueraremense “A Tribo, Arte e Sensibilidade” realiza o Diálogo com a Comunidade. O projeto, que teve início em abril, já realizou diálogos e apresentações com estudantes do ensino e apresenta a peça “A Hora da Estrela” e a palestra sobre o “Teatro Espontâneo”, que envolveu estudantes do ensino médio dos municípios de São José da Vitória, Itajuípe, Ibicaraí e segue agora para a cidade de Buerarema

O diálogo é realizado pela equipe que compõe o elenco da peça, diretores e demais componentes, e consiste na elucidação de diversos temas, desde a experiência da Tribo com montagens teatrais até o processo de produção teatral e adaptação do texto da peça para o público escolar. O projeto já esteve em diálogos com alunos do ensino médio da Escola Treze de Junho e Colégio Enedina Oliva em São José da Vitória, no Colégio Estadual Polivalente de Itajuípe e Colégio Estadual Ana Nery, em Ibicarái.

O encerramento das atividades acontece com uma palestra sobre o “Teatro Espontâneo”, e a apresentação do espetáculo “A Hora da Estrela”, uma adaptação escolar da obra de Clarice Lispector, por Luís Sérgio Ramos, dirigido por Gideon Rosa. A história da peça conta as desventuras de Macabéa (Jenyffer Santana) uma imigrante nordestina, que tenta sobreviver na cidade grande. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma. Um dia ela conhece Olímpica (George Silva), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Camilla Nobre), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Cristiano Nunes).

O projeto Arte para o Futuro conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional do Instituto Macuco Jequitibá.

  • Serviço/Programação

18h Espetáculo a Hora da Estrela

19h Palestra “Teatro Espontâneo” e Bate Papo com o Público

Quando: 18 de maio (sexta) ás 18h

Onde: Líder Social – Cidade Buerarema

Porto Seguro se destaca em Ranking Nacional da Transparência

O município de Porto Seguro obteve a expressiva nota 8,10 no Ranking Nacional da Transparência, projeto disponibilizado e acompanhado pelo Ministério Público Federal para avaliar as informações fornecidas por Prefeituras, Estados e União a qualquer cidadão sobre as contas públicas.

Na Bahia, 417 municípios foram avaliados, e Porto Seguro ficou em 18º lugar, comprovando a relevância do resultado. A maior nota obtida foi 9,30, não tão distante da alcançada pelo município.

Os dados avaliados são referentes a maio de 2016 e abrangem questões como Receita, Despesa, Licitações e Contratos, Relatórios, Serviços de Informação ao Cidadão, Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão, Divulgação da Estrutura e Forma de Contato, Boas Práticas de Transparência.

A tendência é que Porto Seguro siga melhorando seu desempenho, pois, de lá para cá, diversas ações visando dar mais transparência às contas públicas estão sendo implementadas.

Informações mais detalhadas sobres os critérios de pontuação e o ranking podem ser obtidas no site do Ministério Público Federal.

Cidade de Porto Seguro continua com gasolina mais cara da Bahia

Itabuna: Após 4 micos encontrados mortos, bairro é pulverizado contra febre amarela

Após quatro micos serem encontrados mortos até a última sexta-feira (11), no bairro de Vila Zara, em Itabuna, a vigilância epidemiológica realizou uma pulverização na região com o objetivo de prevenir qualquer possível foco do aedes aegypti.

Isto porque a morte dos animais levanta suspeita de que o vírus da febre amarela possa estar circulando no local, e o mosquito é o vetor da doença, assim como também é o transmissor da zika e da chikungunya.

De acordo com informações do G1, a pulverização deve se repetir a cada três dias. Também segundo a publicação, as causas das mortes dos micos ainda não foi confirmada, mas o Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna coletou material para análise no Laboratório Central de Salvador (Lacen). Não há, entretanto, previsão de data para o resultado dos exames.

Alcântara: “faltou planejamento no grupo de Fernando Gomes”

Presidente do PSD em Itabuna, o empresário Alcântara Pellegrini tem organizado um grupo que critica a falta de planejamento para nortear a administração pública. “Estamos sentindo na pele na parte política, social e na parte de segurança, principalmente, por conta dessa falta de estrutura”, afirmou. Segundo ele, as gestões anteriores passaram todas por esse problema.

Perguntamos, então, como ele avalia o governo de Fernando Gomes (no 5º mandato) e a responsabilidade dele em questões que respingam até hoje na cidade. “Sempre tivemos um alinhamento com o prefeito Fernando Gomes e o seu grupo. Agora, apesar de ele ter um tino administrativo, tem uma larga experiência, mas faltou dentro do grupo dele pessoas habilitadas e capacitadas que pudessem ajudá-lo nesse planejamento”, avalia.

De olho em 2020

Para Alcântara, um exemplo claro na cidade é a escassez – e o momento de crise – de água, crucial para o abastecimento da população, para a vinda de indústrias e geração de empregos. “Foi um erro muito grave não termos resolvido isso durante todos esses anos. Esse é o ponto mais relevante. Mas, entre tantos, eu digo que o planejamento poderia ajudar muito para que ele próprio (Fernando) pudesse estar administrando de forma mais tranquila”, observa.

O presidente do PSD, destacando que recebeu autonomia do senador Otto Alencar para conduzir os rumos da sigla, revela planos para logo após a eleição de 2018: “Nosso projeto é buscar pessoas que realmente tenham a capacidade de planejamento, fortalecer o partido, para uma Itabuna mais forte. Para que nós não passemos o que estamos passando hoje”, adianta. Como tem nova eleição municipal em 2020…

GONGOGI: EX-PREFEITO SAPÃO GANHA TEMPO EM PROCESSO QUE É ACUSADO MALVERSAÇÃO DE VERBA FEDERAL

O ex-prefeito de Gongogi, Altamirando de Jesus, conhecido popularmente como “Sapão”(PDT), foi acusado pelo Ministério Público Federal por malversação de verba federal destinada para a construção de uma creche.

Na ação, o MPF pediu o bloqueio de bens do ex-prefeito no valor de R$ 1.276.434,02, valor do recurso que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviou para a prefeitura construir a creche.

Mas o juiz federal Jorge Peixoto, indeferiu momentaneamente a medida cautelar, informou que houve inconsistência na alegação de dano ao erário, ou seja, não ficou esclarecido quanto da obra foi efetivamente executada ou não.

Começa a Semana do MEI

Com foco em inovação e finanças, a 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual tem início nesta segunda-feira (14), com mais de 16 mil vagas de capacitação gratuitas em 107 municípios baianos. Em Salvador, a programação tem início às 18h, no Shopping da Bahia, com o seminário Papo de Negócios, comandado pelo consultor e especialista em vendas Erik Penna. A partir de terça-feira, até sábado (19), há capacitações ofertadas nos três turnos: manhã, tarde e noite. A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis em www.semanadomei.com.br.

A programação da capital inclui mais de 6,5 mil vagas, em cerca de cem capacitações sobre temas diversos, como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios. Entre os destaques da edição deste ano estão os seminários Papo de Negócios, com uma edição e especialistas a cada noite, e a parceria inédita com o Senac, que leva ao evento 30 oficinas sobre gestão, gastronomia e beleza.

Ainda há vagas disponíveis para as capacitações, mas elas são limitadas. Até esta sexta-feira, 11, a Semana do MEI já contava com mais de 10 mil inscrições em todo o Estado.

Os empreendedores poderão obter também orientações sobre benefícios, obrigações, baixa e alteração do MEI e Declaração Anual de Faturamento. Com foco em inovação e finanças, a 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual tem início nesta segunda-feira (14), com mais de 16 mil vagas de capacitação gratuitas em 107 municípios baianos. Em Salvador, a programação tem início às 18h, no Shopping da Bahia, com o seminário Papo de Negócios, comandado pelo consultor e especialista em vendas Erik Penna. A partir de terça-feira, até sábado (19), há capacitações ofertadas nos três turnos: manhã, tarde e noite. A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis em www.semanadomei.com.br.

A programação da capital inclui mais de 6,5 mil vagas, em cerca de cem capacitações sobre temas diversos, como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios. Entre os destaques da edição deste ano estão os seminários Papo de Negócios, com uma edição e especialistas a cada noite, e a parceria inédita com o Senac, que leva ao evento 30 oficinas sobre gestão, gastronomia e beleza.

Ainda há vagas disponíveis para as capacitações, mas elas são limitadas. Até esta sexta-feira, 11, a Semana do MEI já contava com mais de 10 mil inscrições em todo o Estado.

Os empreendedores poderão obter também orientações sobre benefícios, obrigações, baixa e alteração do MEI e Declaração Anual de Faturamento.

 

Fonte: PortalSuldaBahia/O Sollo/ SecultBA/DiarioBahia/PSB/Jornal Bahia Online/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!