16/05/2018

MEC autoriza implantar curso de medicina em Itabuna

 

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicou, na edição 92 do Diário Oficial da União, a portaria 332 de 14 de Maio de 2018, que autoriza o Curso de Medicina no município de Itabuna.

A autorização é resultado do empenho do prefeito Fernando Gomes que, após transformar Itabuna em Cidade Universitária, reafirmou o município como polo educacional da região cacaueira.

Ao enumerar os benefícios que a autorização do curso de medicina trará para o município, o prefeito Fernando Gomes destacou ainda que o funcionamento da Faculdade Santo Agostinho impactará diretamente na economia local, visto que o empreendimento irá gerar centenas de empregos diretos.

Além da Faculdade Santo Agostinho, já se encontram em obras no município de Itabuna as instalações da Faculdade Santo Antônio. Segundo o prefeito Fernando Gomes, essas duas novas instituições de ensino superior chegam engrandecer a cidade, beneficiar toda a região, além de gerar muitos empregos.

HRCC reduz tempo de espera por cirurgia geral e ortopédica

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está aumentando a rotatividade dos procedimentos cirúrgicos na região. Inaugurada há cinco meses, a unidade já realizou 1.650 procedimentos, dos quais 623 foram ortopédicos, zerando a fila de espera para cirurgia de fratura.

Antes do funcionamento do HRCC, os usuários aguardavam aproximadamente cinco meses, nos casos de cirurgia ortopédica e até dois anos para a realização de cirurgia geral.

Atualmente, eles aguardam apenas avaliação clínica para serem submetidos ao procedimento cirúrgico, o que requer, em média, uma semana. Cláudio Moura Costa, diretor técnico do HRCC, explica que o hospital está realizando cirurgias eletivas nas especialidades de ortopedia e geral, serviços que não eram contemplados em outras unidades da rede pública de saúde da região.

“A unidade não tem medido esforços para resolver a situação de algumas demandas existentes. Até o final do ano passado, tínhamos um déficit no atendimento cirúrgico na rede. Com o funcionamento do hospital Costa do Cacau, as cirurgias eletivas puderam ser retomadas”, enfatiza.

No caso da cirurgia geral, estão sendo realizados procedimentos de colecistectomia (cirurgia da vesícula), histerectomia (retirada de parte ou totalidade do útero) e cirurgia de hérnia epigástrica, inguinal e umbilical.

A perspectiva é de que 75 cirurgias sejam feitas por mês. De acordo com Cláudio Moura, os serviços de alta complexidade prestados pela unidade são referência para a região e dispensam a transferência de pessoas para outros hospitais. Os usuários atendidos no ambulatório da unidade são encaminhados pela regulação regional, via sistema Lista Única da Sesab.

Márcia Short participa do projeto "O Violão e a Palavra" na Festa Literária de Ilhéus

Com o intuito de proporcionar um diálogo entre a palavra e a música, o projeto O Violão e a Palavra oferece uma oportunidade de artistas consagrados na Bahia compartilharem das influências literárias que os inspiram a compor e a cantar. A cantora Márcia Short e o escritor Saulo Dourado serão os convidados da próxima edição do projeto, que será realizado na Festa Literária de Ilhéus, na sexta-feira (18), às 19h, no Teatro Municipal.

A ação reúne pessoas que gostam de um papo divertido e animado e que se interessem pela relação da palavra com a música. Quem for, encontrará uma programação de arte e cultura para os amantes de literatura, leitura e música, além de ser ao mesmo tempo debate e aula-show.

O Violão e a Palavra é um projeto desenvolvido pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA. De acordo com o diretor geral da Fundação, Zulu Araújo, “a música é uma ferramenta importantíssima para a cultura brasileira e o violão simboliza isso. Juntar a música com a palavra dá uma beleza riquíssima que é a musicalidade brasileira”, afirma o diretor geral. Ainda segundo ele, “o projeto visa fazer com que nossa juventude e a sociedade entendam a importância de ler bem, para escrever bem e consequentemente pensar bem”, acrescenta.

A Festa Literária acontece de 15 a 18 de maio com pessoas de diversos lugares do Brasil. A Fundação Pedro Calmon (FPC), este ano, está participando da realização, contribuindo com debates, oficinas, jogos educativos, mostras de vídeos e apresentações. O projeto, que vai propor discussões durante quatro dias sobre a integração das juventudes com o universo dos livros, irá destacar as variadas maneiras de acessar e difundir o conhecimento em diferentes plataformas e linguagens.

  • Serviço

Márcia Short no projeto O Violão e a Palavra na Festa Literária de Ilhéus

Quando: 18 de maio de 2018, às 19h

Onde: Teatro Municipal de Ilhéus.

MP-BA e Ibama promovem 1º Workshop de Combate à Caça de Animais Silvestres

As florestas do Sul da Bahia possuem uma grande diversidade de espécies de flora e fauna, mas ainda é um cenário que precisa de cuidados especiais relacionados à preservação e combate a crimes contra animais. Para discutir sobre esse assunto, no dia 18/05/18 será realizado o 1º Workshop de Combate à Caça de Animais Silvestres, no Senac em Porto Seguro. O evento é uma iniciativa do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA de Porto Seguro.

O Workshop tem como objetivo promover o debate de enfrentamento dos crimes contra a fauna no Sul e Extremo Sul da Bahia, reunindo entidades, órgãos públicos e comunidades, apresentando dados e estratégias de combate à caça ilegal de animais silvestres da região. De acordo com o Lígia Ilg, analista ambiental do Cetas, o evento é essencial para a discussão sobre a proteção e a preservação da fauna. "A nossa região é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do Brasil. Para proteger esses recursos, é importante que tanto a sociedade civil organizada quanto os poderes executivo, legislativo e judiciário se unam”, destacou a analista.

Práticas contra animais silvestres na região tem gerado preocupação do MP-BA, conforme o coordenador do Núcleo de Defesa da Mata Atlântica (Numa), o promotor de justiça Fábio Fernandes Corrêa. “Temos recebido várias informações do aumento da caça de animais silvestres na região de Porto Seguro. A partir desse evento, nossa intenção é reunir alguns especialistas sobre o tema para discussão sobre os aspectos legais, técnicos e traçar uma estratégia de ordem tanto preventiva, quanto repressiva”, detalhou.

O workshop conta com o apoio das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e Rio do Brasil, duas unidades de conservação que atuam no território com ações de educação ambiental, desenvolvimento sustentável e conservação.

6ª edição do Festival de Violeiros acontece em 19 de maio no Território e Petiscaria

A 6ª edição do Festival de Violeiros acontece em 19 de maio no Território e Petiscaria, a partir das 19h, e terá a participação de Tony Show, Lucas Costa, Primo e Sobrinho, Iris Marques, Dito Show, uma noite instrumental que reunirá violeiros da cidade, da região e outros estados, uma noite memorável para a música raiz com a integração de amigos violeiros, amantes da viola cujo resultado será a boa música caipira.

Lázaro Braga Reis, um dos organizadores do evento, disse: “há 08 anos tivemos a boa sorte de conhecer um pouco mais da música sertaneja raiz, foi quando surgiu a oportunidade de fazer o 1º Encontro de Violas e Violeiros, que, na grande realidade, foi o aniversário da dupla Primo e Sobrinho. Primo estava completando 50 anos de carreira musical, então veio a proposta de se realizar esse grande evento para lembramos de nossos pais, dos nossos antepassados, eram eles que gostavam da música sertaneja, que é a verdadeira raiz, então, para que essa tradição não se acabe, a gente procura, uma vez por ano, reunir os amigos e fazer esse evento, com a cara e a coragem, e esse ano estamos trazendo Serginho, com grande conhecimento nesta área”.

Na oportunidade, Lázaro comentou sobre a falta de apoio. “Os parceiros que nos deveriam ajudar nesse berço cultural de nossa cidade não temos, mas, o nosso evento vai acontecer nesse próximo sábado, dia, 19 de maio, no Território e Petiscaria na rua Sagrada Família 447, bairro Bela Vista, a partir das 19h, e terá a participação de Tony Show, Lucas Costa, Primo e Sobrinho, Iris Marques, Dito Show”.

Porto Seguro conquista a 4ª edição do Programa Universidade Para Todos

Visando apoiar estudantes para uma maior preparação diante do Enem e vestibulares, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio das secretarias municipais de Educação e a da Assistência Social, através da Superintendência de Projetos para a Infância e Juventude, numa parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, executará pela quarta vez o Programa Universidade Para Todos.

Trata-se de um curso preparatório para a prova do Enem e outros vestibulares. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, em que se destinam 200 vagas para o município de Porto Seguro, sendo 50 vagas para o Colégio Municipal de Porto Seguro, 50 vagas para o Colégio Municipal Paulo Souto, 50 vagas para a Aldeia Indígena de Boca da Mata e 50 vagas para a Aldeia Indígena de Barra Velha.

Os interessados precisam ter concluído o ensino médio ou estar matriculados em 2018, no 3º ano do Ensino Médio (regular seriado) ou no 4º ano da Educação Profissional – integrado ao Ensino Médio da rede pública estadual e municipal. O período de inscrição será entre o dia 16 a 23 de maio de 2017, pelo site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

 

Fonte: SecultBa/Jornal do Sol/O Sollo/aGazetaBahia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!