16/05/2018

Conquista: Cooperação técnica capacitará jovens para o trabalho

 

Será assinado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, junto a outros órgãos, termo de cooperação técnica para realização de ações de combate ao trabalho infantil e qualificação profissional de jovens e adolescentes em Vitória da Conquista, sudoeste baiano.

A assinatura do documento acontece no próximo dia 20 de maio, conforme ficou definido em reunião realizada esta semana na sede da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), envolvendo diversos órgãos parceiros. As ações conjuntas permitirão a implantação do projeto Cidadão Aprendiz no sudoeste do estado.

“Estamos unido esforços para oferecer à juventude do sudoeste baiano oportunidade de inserção no mercado de trabalho dentro da lei, o que ajuda a combater a chaga do trabalho infantil”, explicou Luís Carneiro. O documento que será assinado prevê o “desenvolvimento de estratégias e de ações de promoção de políticas de atendimento às necessidades da adolescência e da juventude”. A cooperação técnica ainda pretende oferecer as primeiras experiências profissionais para jovens e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, inclusive para jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio ambiente aberto e em semiliberdade.

Estiveram presentes no encontro o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, e a procuradora do trabalho Verena Borges; as juízas do trabalho, Dorotéia Mota e Gerúzia Amorim; a presidente da Amatra5, Angélica Ferreira; o chefe da inspeção do trabalho na Bahia, José Honorino de Macedo; a coordenadora e a subcoordenadora de fiscalização da aprendizagem na Bahia, Taís Arruti e Marli Costa; e o chefe do Departamento de Relações Empresarias do IFBA, Marco Antônio Tavares Goes e Renata Martorelli.

O MPT na Bahia vai se comprometer a identificar empresas que não estejam cumprindo a cota de aprendizes e as que tenham dificuldades em contratar esses aprendizes. Será proposto a essas empresas a assinatura de termos de ajuste de conduta que permitam formações práticas nas dependências da prefeitura da cidade. Entre outras funções, o MPT na Bahia assume o compromisso de indicar um membro para gerenciar o programa de aprendizagem, desenvolver relatórios e fazer o acompanhamento do processo.

A cooperação técnica será firmada também pela prefeitura de Vitória da Conquista, pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba) e pelas Secretária de Educação (Smed), de Saúde (SMS) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

Implantado pela primeira vez em 2014 na capital baiana, o projeto tem o objetivo de oferrecer a primeira experiência profissional e a reintegração social aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem medidas socioeducativa em meio aberto e em semiliberdade. Nesta edição, os jovens terão aulas de help desk e serviços administrativos. Com duração de dois anos, serão módulos teórico, abordando questões comportamentais relacionadas ao ingresso no mercado de trabalho, com duração de 600 horas aulas ministradas pelo Ifba, e prático, com duração de 1240 horas. Nessa etapa, os jovens serão recepcionados pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Mutirão de Cirurgias chega a Vitória da Conquista

Foi iniciado em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (14), os atendimentos do Mutirão de Cirurgias. Nesta etapa, a iniciativa também atende crianças de 4 a 13 anos e disponibiliza cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

São realizados em adultos procedimentos de  hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia, a iniciativa incluiu a tireoidectomia (retirada da tireoide) nesta nova fase.

Os atendimentos aconteceram até a próxima quinta (17), no Centro de Convenções Glauber Rocha, Avenida Brumado, 205, sempre das 7h às 17h.

O  Mutirão de Cirurgias é um programa do Governo do Estado, viabilizado por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).

Saiba Como funciona.

Na fase de triagem, os pacientes passam por consulta com cirurgião e realizam exames pré-operatórios. Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG.

Todos devem apresentar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. Para quem for realizar tireoidectomia, será feita a triagem na etapa vigente e o encaminhamento para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível neste link. O paciente ou responsável também pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde do município onde mora para saber se o nome consta na lista para a realização do procedimento.

Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não estiver com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados.

Guanambi: TJ-BA suspende decisão que proibia prefeitura de contratar 'temporários'

A prefeitura de Guanambi, no Sertão Produtivo, teve uma decisão favorável da Justiça nesta segunda-feira (14). É que a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu liminar retirando a suspensão de o Município contratar servidores temporários.

A medida de suspender as contratações havia sido acatada pela Justiça após ação do Ministério Público do Estado (MP-BA).

Conforme os advogados da prefeitura, Gabriel Carvalho e Paulo Costa, a decisão favorável a decisão do Primeira Câmara Cível do TJ-BA atesta “a exata compreensão dos julgadores da necessidade de o município manter também essa forma de vínculo, sem detrimento do concurso público, para manter a continuidade dos serviços essenciais na área de saúde, especialmente programas que têm prazos certos de duração”.

A sentença também passará pelo exame da segundo instância, mas ainda não há prazo para o julgamento.

Adutora para Rio do Antônio e Guajeru foi licitada

A empresa vencedora do processo licitatório para realização da obra foi a Iq Construtora Ltda, conforme publicação no Diário Oficial da última sexta feira (11). A importante obra, que visa amenizar os efeitos da seca na região sudoeste, atende a Indicação Nº 21.556/15 do deputado Luciano Ribeiro – DEM, proposta no primeiro ano do exercício do seu mandato, que foi encaminhada ao governador do Estado após a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia em 17/05/2016. A adutora irá levar água da Barragem do Truvisco, no município de Caculé, para a Barragem da Lagoa Horta, em Rio do Antônio, atendendo também ao município de Guajeru.

O democrata, defensor do semiárido baiano e do sertanejo, comemora feliz cada passo dado no atendimento da sua Indicação. “A seca atinge de forma cruel o nosso Estado, principalmente o semiárido. Como representante dessa região, temos tentado buscar soluções para resolver ou amenizar o problema que atinge a vida de muitas famílias, trazendo muito sofrimento. Isso é dever dos governantes”, salientou Ribeiro, que há tempos, desde quando prefeito de Caculé, luta por essa importante intervenção.

Prefeitura e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor em Brumado

Através de uma parceria entre o Sebrae e a prefeitura, foi inaugurada nesta segunda-feira (14) a Sala do Empreendedor no município de Brumado. O evento solene que marcou o ato inaugural contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), da coordenadora regional do Sebrae, Josenete Viana, e de demais autoridades e representatividades públicas locais e do setor financeiro e de incentivo ao empreendedorismo da iniciativa pública e privada, regional e estadual.

O prédio recém reformado, anexo ao complexo do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), localizado na Rua Dr. Mário Meira, no Centro Comercial, abriga também a unidade do Banco do Povo, CrediBahia, e a sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Antes do descerramento da placa, as autoridades recepcionaram convidados e o público interessado no auditório do Semac, onde em breves palavras explanaram quanto à importância da implantação da sala do empreendedor para a fomentação do mercado formal e informal na microrregião de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Josenete Viana reforçou o objetivo da implantação da unidade empreendedora na cidade.

“Aqui os empreendedores receberão orientações para desenvolverem as suas atividades com o máximo de resolutividade, visando o desenvolvimento de seus negócios, fortalecendo e mantendo o ciclo econômico sempre em constante atividade e formatando uma agenda que será benéfica para todos”.

Em discurso, o prefeito Eduardo Vasconcelos exaltou a prestação do serviço privado como mais eficiente do que o serviço público. Ele ainda reforçou que aposta na proposta de fortalecer o empreendedor através de ações conjuntas. “Buscamos sempre a valorização do empreendedorismo e a Sala do Empreendedor será um importante instrumento que dará mais pujança à iniciativa privada, fortalecendo a economia em nosso mercado formal e informal. Dessa forma, quem antes era empregado passará a ter a oportunidade de concretizar seus projetos e se tornar um empregador. Isso refletirá no crescimento e opções em nosso comércio, fomentando ainda mais o aquecimento da nossa economia regional”, pontuou o gestor brumadense.

 

Fonte: Ascom MPTBA/BN/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!