02/06/2018

Jeremoabo tem eleição para escolher prefeito neste domingo

 

A cidade de Jeremoabo terá neste domingo (3) uma eleição suplementar para a escolha de prefeito e vice-prefeito. O pleito ocorrerá das 8h às 17h e duas chapas concorrem às vagas no Poder Executivo do município.

A disputa pelo cargo de prefeito será entre a Antônio Chaves (PSD) e Derisvaldo José dos Santos, conhecido como Deri do Paloma (PP).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 26.756 eleitores estão aptos para votar no município. Serão montadas 94 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural do município.

A cidade também vai contar com 110 urnas eletrônicas. Dessas, 94 urnas estão destinadas às seções eleitorais e 16 são de contingência, caso ocorra necessidade de substituição.

Jeremoabo precisou receber uma nova eleição municipal porque o pleito realizado em 2016 ficou indefinido. A candidata a prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Eleição em Jeremoabo: mais de 26 mil eleitores irão às urnas neste domingo (3/6)

Mais de 26 mil eleitores deverão ir às urnas neste domingo (3/6), em Jeremoabo, a 371 km da capital baiana. A eleição suplementar acontece na cidade para escolha de prefeito e vice-prefeito. O pleito ocorrerá das 8h às 17h e duas chapas concorrem às vagas no Poder Executivo do município.

  • Confira os candidatos:

Prefeito: Antônio Chaves (PSD)/ Vice: Edriane Santana dos Santos (Diana de Irene) (PSD);

Prefeito: Derisvaldo José dos Santos (Deri do Paloma) (PP) / Vice: Luiz Carlos Bartilotti Lima (Lula de Dalvinho) (DEM).

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são – ao todo – 26.756 eleitores aptos na cidade. Para realização da eleição suplementar, serão montadas 94 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural do município. Serão utilizadas 110 urnas eletrônicas, todas já preparadas para o pleito. Dessas, 94 urnas estão destinadas às seções eleitorais e 16 são de contingência, caso ocorra necessidade de substituição.

A geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas foi concluída nessa terça-feira (29/5). Uma equipe da área de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acompanham os trabalhos no local. A atividade de geração de mídia consiste, basicamente, no armazenamento de dados de candidatos e de eleitores nos flashs cards, cartões de memória que são inseridos nas urnas no dia da eleição.

ENTENDA

As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa – Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA.

20º BPM reforça segurança da eleição em Jeremoabo

O comando do 20º Batalhão de Polícia Militar (PM/Paulo Afonso) montou um esquema especial para garantir a paz e ordem pública na eleição complementar de Jeremoabo-BA distante 85 quilômetros de Paulo Afonso.

Segundo o comandante Tem/Cel Carlos Humberto, a PM começou a intensificar os trabalhos em Jeremoabo desde 28 de maio e até 03 de junho dia da eleição, está sendo montado um forte esquema de segurança pública na sede e povoados.

Paulo Afonso: Ex - vereador protocola denúncia no MPF contra Anilton e Luiz de Deus

O ex-vereador de Paulo Afonso, Daniel Luiz, protocolou na manhã desta sexta-feira, dia 1º de junho, na sede do Ministério Público Federal (MPF), uma ação contra o ex-prefeito Anilton Bastos e o atual gestor Luiz de Deus.

A denúncia feita por Daniel Luiz também foi apresentada na última segunda-feira, 28, na sessão da câmara municipal (veja aqui), e que também motivou a abertura de um Termo de Ocorrência, solicitado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM-BA), trata-se de um contrato administrativo no valor de R$ 27.180.000,00 (vinte e sete milhões cento e oitenta mil reais),  contrato esse datado de 2016 e que até o presente momento não foi encaminhado ao Tribunal de Contas dos Municípios.

  • Entre os pedidos apresentados à Procuradoria da República no Município de Paulo Afonso-BA (MPF) estão entre outros:

– O afastamento temporário do Prefeito Luiz Barbosa de Deus por 180 (cento e oitenta) dias, com a consequente comunicação à Câmara de Vereadores para a posse do Vice-Prefeito;

– A devolução dos valores por ventura desviados pelos Representados;

– Seja notificada a Receita Federal para informar a declaração de renda dos representados nos últimos 05 (cinco) ano.

Prefeitura anuncia Zé Ramalho para véspera de São João e completa programação junina em Paulo Afonso

O cantor Zé Ramalho, um dos expoentes da geração de músicos nordestinos, fará parte do festejo junino promovido pela Prefeitura de Paulo Afonso. O artista se apresenta na noite do dia 23 de junho, véspera de São João e complementa a programação da festa, que será realizada no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, de 21 a 24 de junho, e no Bairro Tancredo Neves (BTN) de 29 de junho a 1º de julho.

Além de Zé Ramalho, farão parte da festa Geraldo Azevedo, Fulô de Mandacaru, Lucy Alves, Josildo Sá, Joquinha Gonzaga e Júlio César. O São Pedro no BTN reúne Mano Walter, Bruno & Marrone e Márcia Fellipe. Agora, a Secretaria de Cultura e Esportes acerta os últimos detalhes para o fechamento completo da grade, que deverá ser divulgada nos próximos dias incluindo atrações locais.

O São João de Paulo Afonso acontece no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, de 20 a 24 de junho. O São Pedro acontece no Bairro Tancredo Neves, de 29 de junho a 1º de julho. As festas reúnem grandes atrações nacionais e artistas locais.

  • CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SÃO JOÃO CENTRO DA CIDADE (LINDINALVA CABRAL)

20/06 (quarta-feira) – Abertura oficial Caminhada Matuta (Concentração Lindinalva Cabral);

21/06 (quinta-feira) – Fulô de Madancarú/ Júlio César;

22/06 (sexta-feira)– Lucy Alves/ Josildo Sá;

23/06 (sábado)– Zé Ramalho/ Joquinha Gonzaga;

24/06 (domingo) – Geraldo Azevedo;

E participação das bandas locais.

SÃO PEDRO (BAIRRO TANCREDO NEVES – CAMPO DO FLAMENGO)

29/ 06 (sexta-feira)- Mano Walter;

30/ 06 (sábado) – Bruno e Marrone;

1º/07 (domingo) – Márcia Fellipe.

Paulo Afonso ganha unidade de reforço escolar do Monitores

O município de Paulo Afonso, acaba de ganhar sua primeira unidade de oficina de estudo do Monitores. Especializada em reforço escolar e com método exclusivo, a oficina de estudo é a primeira a ser instalada na cidade. Buscando um acompanhamento escolar diferenciado. Com matérias isoladas, fundamental I e II, ensino médio, preparatório para IFBA, SESC e ENEM.

A banca utiliza atendimento personalizado para ajudar alunos com dificuldade de aprendizagem e déficit escolar.

Os organizadores, optaram por abrir uma oficina de estudos por acreditar que a cidade carece de ensino de qualidade. Paulo Afonso está se tornando um polo educacional em termos de ensino superior, mas ainda são poucas as opções de ensino para a base escolar., pois acreditamos que é na base que se desenvolve o potencial que leva a obter sucesso no futuro.

O sistema de reforço escolar foi criado com o objetivo de auxiliar alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem diagnosticada ou situacional.

As aulas, adaptadas às necessidades dos estudantes e da família brasileira, são destinadas a quem frequenta da educação infantil ao ensino superior.

Para os gestores da unidade de Paulo Afonso a motivação para investir na cidade, apesar do momento de cautela provocado pela crise econômica nacional, é acreditar em uma educação de nível interagindo com a família na busca por resultados efetivos.

Existe uma diferença entre reforço e complemento escolar. Muitas vezes os pais só procuram um reforço escolar quando seus filhos tiram notas baixas. O que eles não sabem é que estudantes podem ser acompanhados o ano inteiro em aulas de complemento escolar.

Um método importante adotado pela banca é que durante as aulas de reforço, o material didático utilizado é o do próprio aluno.

Entre os diferenciais da equipe que compõe a Monitores está a capacidade de oferecer acolhimento a quem, por uma dificuldade qualquer, não consegue obter os resultados escolares que espera. O trabalho visa a permanência do aluno no ambiente escolar escolhido pela família, razão pela qual interage com os coordenadores pedagógicos e professores atuantes, para agir em sinergia com as ações realizadas pela escola e pela família.

A inauguração da unidade  do Monitores aconteceu no sábado(26). Localizada na rua Marieta Ferraz 357. Fone 3281 0403. “O investimento é o resultado de uma história inteira de preocupação com a educação.” Declarou o coordenador Professor Flávio Marques Oliveira.

 

 

Fonte: BN/PA 4/PANoticias/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!