03/06/2018

São João no Pelô vai ter Elba, Alceu e Geraldo Azevedo

 

Os amantes do “dois pra lá, dois pra cá” podem começar a contar os dias para um dos festejos mais esperados do ano. Com a chegada do mês de junho, surgiu também a temporada do amendoim, bolo de milho, licor e muito forró – combo perfeito para a festa do São João, que toma os quatro cantos da Bahia. Em Salvador, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo já estão confirmados para agitar o Pelourinho. O concurso da tradicional quadrilha também será um dos destaques.

Com programação entre os dias 22 e 24 de junho, a festa junina realizada na capital baiana, com apoio do Governo do Estado, acontecerá no Centro Histórico, entre o Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco, além das praças Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Archanjo. Haverá ainda festejo em Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

Em entrevista à Tribuna da Bahia, o superintendente de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Diogo Medrado, destacou o tradicional concurso das quadrilhas juninas como um dos “grandes destaques positivos” do São João da Bahia. O campeonato será realizado na Praça da Revolução, em Periperi, do dia 14 ao dia 17 de junho, em um espaço com arquibancada para receber cerca de 8 mil pessoas.

“Temos uma adesão muito grande de público, de famílias querendo curtir e manter essa tradição do Nordeste, que são os quadrilheiros. Essa festa que nós apoiamos é muito bonita e acontece pelo terceiro ano consecutivo. A gente banca toda a estrutura e faz o patrocínio junto com a Febaq [Federação Baiana de Quadrilhas Juninas]”, pontuou.

Outros destaques também foram sinalizados pelo superintendente, como os shows dos cantores Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, artistas que se apresentam no Pelourinho dia 22, 23 e 24 de junho, respectivamente.

"Como em todos os anos, optamos por dar espaço ao Nordeste e seus ícones musicais na grade do São João do Pelourinho. A ideia é misturar uma atração nacional com os artistas locais, que são destaques fora da Bahia também, e ter o Centro Histórico como referência para quem procura ouvir um bom forró”, afirmou Diogo Medrado.

Interior

As cidades do interior que devem receber os festejos ainda estão sendo fechadas, e a programação já deve sair na próxima semana, conforme explicou o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

O chamamento público, por meio de edital publicado no Diário Oficial, estava previsto pra ser finalizado no dia 29 de maio, mas foi prorrogado para a próxima terça-feira (5), devido aos impactos causados pela greve dos caminhoneiros.

A inscrição das prefeituras interessadas em receber verba pública para realizar a festa tem que ser presencial, na sede da Bahiatursa – localizada no Palácio Rio Branco, Rua Chile –, mediante apresentação de todos os documentos requisitados. São cinco categorias de valores para as cidades: de R$ 100 mil (categoria A) a R$ 20 mil (categoria E).

“Conversamos com o gabinete do governador e optamos por fazer essa prorrogação. Temos um número expressivo de municípios já credenciados, então a expectativa no interior é grande. Em Salvador, já lançamos a programação. O restante será lançado ao longo da próxima semana. Optamos pela Lei da Sanfona e vamos fazer uma programação mais tradicional. Um forró ‘dois pra lá dois pra cá’, como costumamos dizer no popular”, explicou.

Algumas cidades, por sua vez, devido a atual conjuntura e crise no orçamento do município, decidiram não realizar os festejos do mês de junho. Até mesmo o "Pedrão", tradicional festa realizada em Eunápolis, foi cancelado este ano. Outras cidades como Maragogipe, Porto Seguro e São Francisco do Conde também já sinalizaram o veto aos festejos.

“Recebi a notícia da prefeita de Porto Seguro, também um ofício de Itabuna, cancelando. Essa semana é o prazo para todo mundo. Vamos saber quais são os municípios que não vão fazer Santo Antônio, São João e São Pedro. É uma opção específica de cada município, não tem vínculo com nenhuma decisão do Governo do Estado. Estamos abertos para apoiar as cidades”, garantiu Diogo Medrado.

São João Pelourinho 2018. Programação

O São João no Pelourinho 2018 é uma ótima opção para quem deseja passar o período junino na região.

O polo do Pelourinho é um dos mais tradicionais do São João de Salvador e, de acordo com José Alves – presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia – ABAV- movimenta bastante a economia, já que a área é cercada de restaurantes, bares e albergues.

A realização do chamado “São João do Pelô” no São João de 2018 sua data oficial divulgada, acontecendo entre os dias 22 a 24 de junho, com acesso totalmente gratuito.

Tradicionalmente o evento conta com grandes nomes da música e apresentações de trios. Para este ano, entre os artistas confirmados até o momento estão Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

O aclamado artista Alceu Valença deve trazer ao seu repertório as magnificas canções de Luiz Gonzaga. O grande músico Geraldo Azevedo, carrega na bagagem seus grandes sucessos como ‘Táxi Lunar’, ‘Dona da Minha Cabeça’ e ‘Caravana’. A cantora Elba Ramalho deverá exibir clássicos como ‘Banho de Cheiro’, ‘Eu Só Quero um Xodó’ e ‘Bate Coração’.

Os shows serão apresentados no Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco e praças Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Archanjo, além de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Alguns dos artistas que já subiram no palco do evento e animaram o público foram Targino Gondim, Filomena, Flávio José, Geraldo Azevedo, Adelmario Coelho, Dorgival Dantas, Carlos Pitta, Arnaldo Farias, Colher de Pau, Jeanne Lima, Flávio José, Alceu Valença, Tenilson Del Rey, Virgílio, Estakazero, Zelito Miranda, entre outros.

As opções oferecidas são gratuitas e, tradicionalmente, atraem milhares de m Programação São João Pelourinho 2018 – São João do Pelô

  • Confira os artistas já confirmados:

Terreiro de Jesus

22 de junho

Alceu Valença

23 de junho

Geraldo Azevedo

24 de junho

Elba Ramalho

Arraiá do Galinho faz abertura oficial do São João em Salvador

Evento tradicional na agenda junina de Salvador, o Arraiá do Galinho chega a mais uma edição com uma programação de shows atrativos e espaços variados. Tudo isso, para o público ter a sensação de estar vivendo um verdadeiro clima do interior na capital.

A festa ocorre nos dias 08 e 09 de junho, no Parque de Exposições e traz, além das bandas, diversão com concurso de quadrilhas, roda gigante, vila junina, barraquinhas de comidas típicas, e muito mais.

No primeiro dia (08), o público vai curtir atrações como a musa Ivete Sangalo, a banda Aviões, e o cantor e compositor Dorgival Dantas. Também passarão pelo palco, o cantor Bell Marques com seu repertório de São João e o forró das bandas Mastruz com Leite, Magníficos e Limão com Mel.

Já no sábado (09), se apresentam os cantores Luan Santana, Mano Walter, Tayrone, Devinho Novaes, Israel Novaes e Danniel Vieira.

  • ARRAIÁ DO GALINHO 2018

08/06: Ivete Sangalo, Aviões, Bell Marques, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel.

09/06: Luan Santana, Mano Walter, Tayrone, Devinho Novaes, Israel Novaes e Danniel Vieira

Local: Parque de Exposições de Salvador

Horário: Sexta-feira 19h (abertura dos portões) | Sábado 18h (abertura dos portões)

 

Fonte: Tribuna/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!