07/06/2018

Caetité recebe Rota para celebrar a Independência da Bahia

 

A abertura da Rota da Independência deste ano já tem data e local. A cidade é Caetité e as datas são 13 e 14 de junho com uma programação que mistura debate, programação infantojuvenil, visita ao Museu da cidade e aula pública, para todas as idades. Realizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a Rota da independência tem por objetivo difundir a consolidação da independência do Brasil em terras baianas. Intitulada de O Alto Sertão na Guerra, a Rota no município de Caetité promove um conjunto de atividades relacionadas à participação do alto sertão baiano na guerra histórica, como por exemplo, Mata Maroto.

Serão dois dias de programação extensa. Logo na quarta-feira (13), o professor Argemiro Ribeiro ministra aula pública, pelas ruas da Cidade. Este é o quarto ano da atividade que reúne cerca de 500 pessoas pelas ruas da Cidade e apresenta a participação da população da região na Guerra. “A Fundação possibilita que os caetitenses possam reavivar a noção identitária, de pertencimento mesmo à Bahia”, explica Argemiro, que também doutor em Ciências pelo Programa de História Social. Ele ainda complementa que “Essa iniciativa da Fundação Pedro Calmon se revela numa alvissareira novidade na medida em que proporciona aos habitantes do Alto Sertão, a possibilidade de refletir e ressignificar os seus elos de vinculação ao espaço baiano”.

Neste mesmo dia, em parceria com a SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais/Seplan), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Prefeitura de Caetité, a Rota apresenta o Seminário Desenvolvimento, Cultura e Identidade no Alto Sertão da Bahia. O encontro irá discutir a História dos municípios do entorno de Caetité com uma grade que apresenta Conferência de abertura com prof. Dr. Erivaldo Fagundes, duas mesas de debates: memória, politica e fé e identidade e desenvolvimento e visita guiada pelo Museu do Alto Sertão.

O público infanto-juvenil também foi contemplado na Rota da Independência. A Biblioteca de Extensão, unidade da FPC, estará em Caetité nos dois dias, com atividades lúdicas e educacionais. Realizadas juntamente com a Casa Anísio Teixeira, o mundo de leitura e diversão estará na Praça da Catedral das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Caetité é um município baiano que fica cerca de 600 km de Salvador e possui uma população com aproximadamente 50 mil pessoas. Durante as lutas pela Independência, apoiando o governo Provisório, instalado na então Vila Cachoeira e abrigando o episódio histórico do Mata-maroto (lutas contra os portugueses).

Cirurgia inédita no Hospital de Vitória da Conquista transforma vida de criança

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no sudoeste da Bahia, promoveu uma cirurgia até então inédita na unidade. Procedimento de alta complexidade, a artroplastia da articulação temporomandibular (ATM), para tratamento de anquilose, mudou a vida de Raíssa dos Santos Silveira, de cinco anos.

A menina é moradora da zona rural do município de Nova Canaã, a 118 quilômetros de Vitória da Conquista. Por conta de um parto a fórceps, Raissa teve fratura do côndilo direito da mandíbula, o que acarretou uma patologia chamada anquilose da articulação, em que o osso fraturado consolida com o osso do crânio.

O problema havia sido detectado quando Raíssa tinha oito meses de vida. Até os cinco anos, ela se alimentava apenas com líquidos, por meio de canudo, não conseguia mastigar, porque a boca não abria, e também não falava.

De acordo com o cirurgião dentista bucomaxilo facial responsável pela cirurgia, Luciano Cincurá, o procedimento foi antecedido por um protótipo (impressão tridimensional do crânio da paciente), disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde foram feitas as marcações precisas de cada milímetro de corte ósseo.

A cirurgia ocorreu há dois meses. Uma equipe composta pelo cirurgião pediátrico Luciano Martins, o anestesista José Neto e os cirurgiões bucomaxilo faciais Luciano Cincurá, Marcionilio Meira e Taís Fraga ficou à frente do procedimento, que durou cerca de duas horas e meia.

Segundo Carmen dos Santos, mãe de Raíssa, a recuperação está sendo muito boa. Hoje a criança faz fisioterapia e acompanhamento com fonoaudiólogo, já consegue se alimentar bem e está prestes a ter as primeiras experiências com os alimentos, como as texturas e mastigação.

Produtores rurais do sudoeste da Bahia assinarão termo junto ao MPBA para regularizar seus imóveis

Um Termo Coletivo de Prestação de Serviços Ambientais que visa promover a regularização ambiental de propriedades rurais no sudoeste da Bahia será firmado por produtores rurais do município de Barra do Choça junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) na próxima terça-feira, dia 12. Segundo a promotora de Justiça Karina Cherubini, as propriedades serão regularizadas mediante a inscrição ou atualização do Cadastro Eletrônico do Imóvel Rural (Cefir) e requerimento e acompanhamento do processo de outorga para direito do uso de água. O evento acontecerá às 15h, no salão do júri do Fórum de Barra do Choça.

O documento foi construído pelo MPBA, por meio das Promotorias de Justiça de Barra do Choça e da Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista, e conta com a participação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Município de Barra do Choça. Com a assinatura, os proprietários rurais se comprometerão também a recuperar a mata ciliar do Rio Catolé Grande dentro dos seus imóveis, buscando atingir, no primeiro ano, o isolamento da área de preservação permanente e, ao final de cinco anos, a recuperação florestal com pelo menos 20 espécies da flora nativa da Mata Atlântica e bosque, com pelo menos 700 indivíduos, com altura média de quatro metros.

Karina Cherubini explica que a recuperação será orientada pelo Município de Barra do Choça, com apoio da Uesb, através dos cursos de Engenharia Ambiental, Agronômica e Florestal, com acompanhamento pelo MPBA. Pretende-se com a recuperação da mata ciliar intervir positivamente na segurança hídrica da região sudoeste da Bahia, que tem o Rio Catolé Grande como uma das principais fontes de abastecimento, complementa a promotora de Justiça. Ela registra ainda que a atividade faz parte do Projeto Todas as Cores pelo Rio Catolé Grande, desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia em parceria com os municípios que compõem a bacia hidrográfica, suas instituições de ensino superior, usuários de água e sociedade civil. Além disso, a assinatura do termo também marca a resolutividade na solução de conflitos, já que finalizará, por negociação e acordo, mais de trinta inquéritos civis instaurados na Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente instaurados contra produtores rurais, por falta de outorga para uso de água.

Em clima de Copa do Mundo, Aracatu se prepara para o 'Arraiá do Gererê'

A cidade de Aracatu já se prepara para as festas de São Pedro, que acontecerão nos dia 06, 07 e 08 de julho, no tradicional Arraiá do Gererê. A Prefeitura Municipal de Aracatu através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo já decorou a Praça Ladislau Klener: a cidade está em clima da Copa do Mundo. Para a festa, já foram confirmadas as atrações: Calcinha Preta, Magnificos e Tayrone. Em breve será divulgada a programação completa.

Brumado: Iniciadas obras de readequação da UPA 24 Horas

As obras de readequação do prédio onde funcionará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) do município de Brumado estão sendo executadas visando à entrega do equipamento à comunidade após seis anos de atraso.

As obras foram iniciadas desde o ano de 2011, com previsão de conclusão no ano seguinte, o que não foi cumprido e, desde então, o empreendimento passou por vários processos e várias paralisações que atrasaram a sua conclusão.

Como a UPA está sendo projetada para os atendimentos emergenciais, o prefeito avaliou que o prédio precisaria passar por alguns ajustes para melhor atender a demanda, como a ampliação da sala de recepção e a cobertura de algumas lajes, que, se expostas, poderiam causar infiltração na estrutura nos períodos de chuva.

O prefeito brumadense reclamou da má projeção da obra, que visou mais a estética, ao invés da funcionalidade do prédio, o que gerou ônus ao município para executar as obras de readequação.

O gestor preferiu não precisar uma data para inauguração do prédio, porém asseverou que o mesmo já passou do tempo de atender a comunidade.

Semana do Meio Ambiente será realizada entre os dias 17 e 21 de junho, em Conquista

De 17 a 21 de junho, será realizada em Vitória da Conquista, a Semana Municipal do Meio Ambiente. Segundo a Prefeitura, a ação é o pontapé inicial para a implantação do parque ambiental, que tem como objetivo a proteção e preservação do Rio Verruga.

Durante o evento, que acontecerá na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na área às margens do Rio Verruga, ocorrerão palestras de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente, plantio de mudas nativas, feiras ambientais, os lançamentos do Orquidário Municipal e do projeto de arborização urbana para a cidade. O prefeito Herzem Gusmão estará presente para assinatura do decreto de tombamento para árvores com especialidades, que segundo a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira, são árvores de espécies imunes ao corte.

A secretária ainda confirmou a realização de atividades como curso de capacitação em gestão e planejamento urbano. Serão ministradas também oficinas de capacitação em hortas urbanas, residenciais, medicinais e coletivas, além de atividade de educação ambiental, com caminhada ecológica dentro da Reserva Ambiental do Poço Escuro.

 

 

Fonte: Ascom FPC/Ascom HGVC/Cecom Ba/Agora Sudoeste/Achei Sudoeste/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!