08/06/2018

Caetité: Pastor evangélico é preso por pedofilia

 

Um pastor evangélico foi preso na manhã desta quinta-feira (7) no município de Caetité, acusado de pedofilia. De acordo com informações da polícia, as vítimas dos abusos são garotos com idades entre 13 e 17 anos, de diversas cidades do país.

O pastor, identificado como Gilmar Silva Porto, tem 35 anos e utilizava um perfil nas redes sociais e aplicativos de mensagem pelos quais trocava fotos com os adolescentes.

A investigação, realizada pelo Serviço de Inteligência das policias Civil e Militar, durou cerca de 40 dias e foi iniciada após o tio de uma das vitimas, o menino de 13 anos que mora no Rio Grande do Sul, denunciar o caso ao Conselho Tutelar. 

O pastor foi detido na residência dele, após um mandado de busca e apreensão. Na ação foram apreendidos um veículo Fiat Palio, computadores, pendrives e cartões de memória com fotos e vídeos de meninos nus.

Em depoimento à polícia, Gilmar disse que “estava possuído pelo demônio”. Ele foi indiciado e deve cumprir pena prevista para 3 a 6 anos de prisão. De acordo com o site Sudoeste Bahia, o caso segue sendo investigado e a polícia acredita que novas vítimas possam aparecer depois que a prisão do suspeito foi divulgada.

Brejões sediará o 14º Encontro do Fórum de Cultura da Bahia

O município de Brejões sediará o 14º Encontro do Fórum de Cultura da Bahia, que irá acontecer entre os dias 16 e 17 de junho. O evento, que reunirá representantes da sociedade civil e do poder público, tem como proposta debater sobre políticas culturais de patrimônio da Bahia. Na ocasião, será inaugurada a Casa do Brejo – Centro de Cultura e Cidadania de Brejões, uma iniciativa da prefeitura municipal em parceria com o Fórum de Cultura da Bahia.

A programação terá início com o Cortejo Cultura Viva, às 8h30 do sábado (16). A concentração está marcada para o anfiteatro da Praça Amozinho, com destino à feira livre da cidade. Às 14h irá acontecer a solenidade de inauguração da Casa do Brejo – Centro de Cultura e Cidadania com a mesa intitulada "Cultura, meu patrimônio!". Às 16h haverá um ato simbólico de ocupação cultural da Casa do Brejo, com recital de poesias e apresentações teatrais e musicais. No domingo (17), 8h, será realizada a quinta edição do Projeto Jererê, com um ciclo de formação e qualificação em cultura. Em seguida, às 10h30, haverá a plenária de mestres e mestras de saberes.

Vitória da Conquista entra no clima do São João

O clima das festividades juninas já começa a ser sentido em Vitória da Conquista. Para tornar este período do ano aconchegante e acolhedor para os conquistenses e visitantes, a Prefeitura Municipal resolveu colocar a cidade no clima junino com bonecos gigantes temáticos, semelhantes aos famosos “Bonecos de Olinda”, anunciando a chegada do São João.

Vias movimentas de Vitória da Conquista, como a Avenida Olívia Flores e Juracy Magalhães, receberam a decoração especial. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, essa é  uma das formas que a cidade está celebrando o São João, que é uma festa que faz parte do calendário cultural da Região Nordeste.

Arraiá da Conquista 2018: conheça as primeiras atrações musicais da festa

A Secretaria Municipal de Cultura acaba de divulgar a primeira lista de artistas que vão se apresentar durante o Arraiá da Conquista 2018, que acontece entre os dias 12 e 24 deste mês, em três espaços da cidade – Centro Glauber Rocha, Praça Nove de Novembro e comércio do bairro Brasil (próximo à feirinha). Estes artistas e grupos de teatro e dança foram selecionados por meio da Chamada Pública nº 01/2018.

E eles prometem fazer a festa de quem curtir os festejos juninos em Vitória da Conquista, com muito forró, nos espaços montados pela Prefeitura. O arrasta-pé começa dia 12 de junho nos palcos da Praça Nove de Novembro e no comércio do bairro Brasil.

Entre os dias 20 e 22 de junho, os shows acontecem no Centro Glauber Rocha, onde a Vila Junina também estará a todo vapor. Nos dias 23 e 24, é o pessoal do interior do município que forrozeia nos 11 distritos rurais.

  • Confira os selecionados:

Rege de Anagé, Banda Forró Chegança, Banda Forró do KAROÁ, Banda Amantes do Forró, Banda Forró Toque Mais, Banda Forrozão da Arapuca, Paulo Barros, Banda Xamego Proibido, Andrade de Sertânia, Lino do Acordeom, Rene Quirino, Maildo Nogueira, Banda Super Xote, Banda Dominantes da Bahia, Banda Xote Coração de Palha, Banda Forró Canta Brasil, Banda Forrozão Baião de Dois, Banda Zú do Acordeom, Banda Joãozinho da Gabiraba, Zezinho do Acordeom, Mauronildo Rocha dos Santos, Banda Amilton S.B., Banda Forró Lascado, Lyon Amorim e Banda Clima do Forró.

Primeira ação do CrediAmigo foi realizada em Conquista

Com o objetivo de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade, em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, e definiram um plano de ação com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Se cumprirmos estas metas, a geração atual será a primeira a erradicar a pobreza extrema e poupará as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. O Inec (CREDIAMIGO) integra essa rede e soma esforços com diversos agentes da sociedade para o alcance desses objetivos.

Nesta edição, o formato estruturado de calendário, já utilizado nos anos anteriores, será aprimorado. Serão realizadas 03 (três) ações coordenadas durante o ano, por eixo, que se referem diretamente aos ODS:

Primeiro evento: Eixo e Meio Ambiente.

Segundo evento: Eixo Saúde e Bem-estar.

Terceiro evento: Eixo Campanha Natal sem Fome

Em Vitória da Conquista, a primeira ação foi realizado em 30 de Maio de 2018 pelos colaboradores do CREDIAMIGO e AGROAMIGO do Banco do Nordeste, por meio do plantio de mudas de arvores frutíferas e de arborização em uma praça do Bairro Nossa Senhora Aparecida. A ação contou com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA.

Debate sobre o combate do trabalho infantil acontece em Vitória da Conquista na próxima semana

A Prefeitura Municipal de  Vitória da Conquista estará promovendo a partir do dia 12 de junho ( Dia instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil),  uma série de ações durante esse mês, para debater e combater  o trabalho infantil.

Iniciando o lançamento da campanha “Não proteger a infância é condenar o futuro”, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza um evento na próxima terça-feira (12), a partir das 9h, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Na ocasião, serão divulgados os serviços do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na cidade.

Já no dia 18, segunda-feira, também no auditório da Rede, acontece o 1º Encontro Municipal de Adolescentes para Erradicação do Trabalho Infantil (EMAPETI), às 13h. E no dia 19, às 9h, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o procurador do Ministério Público do Trabalho do Estado do Ceará, Antônio de Oliveira Lima, estará na cidade para ministrar a palestra intitulada “A realidade do trabalho infantil na atual conjuntura socioeconômica brasileira’’.

Faça parte dessa campanha. Fique alerta e se  identificar alguma situação de trabalho infantil entre em contato com o Disque 100 ou com os conselhos tutelares Oeste por meio do telefone (77) 3424-4735; Leste, no (77) 3420-8956; e Rural, no (77) 3420-8955.

Conab libera valores de descontos no financiamento de agricultores familiares

Os agricultores familiares que possuem financiamento parcelado junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão bônus de descontos na parcela de até 67,9% no caso do feijão caupi em Mato Grosso, 56,6% para o alho comum do Rio Grande do Sul, e 42,8% para a batata de Santa Catarina.

O percentual para a subvenção é definido de acordo com o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os valores foram divulgados nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União, e servirão como base para desconto nos pagamentos com validade em junho.

O desconto é concedido pelo governo federal quando o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia. Nesta edição, outros 13 produtos também tiveram bônus, como açaí, arroz, babaçu, cana-de-açúcar, cará/inhame, cacau, leite, mandioca, maracujá, mel, trigo e borracha natural. Os descontos valem a partir de 10 de junho até 9 de julho deste ano.

O Pronaf é um financiamento disponibilizado para implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar.

Acesse a Portaria Nº 386 para saber a relação com todos os itens e as regiões contempladas.

 

 

Fonte: BN/A Tarde/BlogdaResenhaGeral/O Expresso/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!