14/06/2018

José Ronaldo intensifica visitas aos municípios baianos

 

Com o desafio imediato de se tornar um nome conhecido dos baianos, já que nas pesquisas tem oscilado entre 6,5% e 9,5% das intenções de votos, o pré-candidato ao governo da Bahia pela oposição, José Ronaldo (DEM), vai dobrar o número de municípios visitados por dia – hoje ele tem percorrido dois em média – e ampliar a presença em rádios, emissoras de TV, sites e jornais.

A estratégia foi definida, nesta terça-feira, 12, durante reunião do pré-candidato com 12 deputados da bancada da oposição na Assembleia Legislativa. A meta é criar agendas regionais e cobrir a maior parte dos municípios baianos até 31 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Outro ponto abordado pelos parlamentares foi a composição da chapa majoritária, que até agora só tem confirmado o nome do deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) como pré-candidato a uma das duas vagas ao Senado.

José Ronaldo disse à reportagem “não ter pressa” para definir quem será indicado a vice e à segunda vaga ao Senado. O posto está no centro de uma acirrada disputado entre o PSC e o PRB.

Indagado sobre critérios para escolha dos nomes, o democrata despistou: “Temos várias alternativas, mas esta definição depende mais de nomes que não deixem sequelas”, resumiu José Ronaldo, sem dar maiores detalhes.

O que os articuladores da campanha buscam, sob a liderança do prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, é garantir votos à chapa sem causar defecções na aliança oposicionistas.

A Tarde apurou que entre os deputados presentes ao encontro desta terça a opinião majoritária é de que o deputado federal Irmão Lázaro (PSC), que está na briga pelo Senado, daria robustez eleitoral à candidatura de José Ronaldo.

Eleito para a Câmara dos Deputados com quase 170 mil votos, Irmão Lázaro é pastor da Igreja Batista Lírio dos Vales, em Salvador, o que traria para campanha parte significativa dos votos dos Evangélicos.

No PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, fala-se no nome da vereadora de Salvador Ireuda Silva como indicação do partido ao Senado. A deputada federal Tia Eron também tem sido cogitada para o posto.

O vice-líder da oposição na Assembleia, deputado Leur Lomanto (DEM), destacou que as reuniões do pré-candidato com os deputados têm sido importantes para estruturar a campanha

“Foi a segunda reunião que fizermos e nossa ideia é tornar rotina e fazer outras a cada duas semanas”, disse Leur, para quem é uma oportunidade para os deputados darem sua contribuição, levando demandas dos municípios e ajudando na agenda do candidato.

Em meio a debate sobre formação de chapa, Neto vai ao interior com Zé Ronaldo

O presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, fará um tour por algumas cidades baianas na pré-campanha de Zé Ronaldo (DEM), pré-candidato ao governo da Bahia. Na comitiva, estará também o pré-candidato ao Senado na chapa do DEM, Jutahy Magalhães Júnior (PSDB).

O dirigente estaria sendo criticado por um suposto distanciamento da pré-campanha do ex-prefeito de Feira de Santana. Ultimamente, vídeos de apoio do prefeito ao pré-candidato ao governo e a Jutahy Jr. foram veiculados nas redes sociais.

Nesta sexta-feira (15), o democrata vai a Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde participará de um evento político marcado para às 18h30 na Câmara de Vereadores.

No sábado (16), ACM Neto vai até Valença, no baixo sul baiano, onde participa de um ato político a partir das 18h30 no Ginásio de Esportes do Colégio Advento, na Praça da Bandeira.

Na agenda política do prefeito, também consta um ato ao lado de Zé Ronaldo na capital baiana. Nesta quinta (14), partir das 18h30, ambos estarão em um evento do vereador Palhinha (DEM), no Rio Sena, em Salvador.

Prefeito do MDB declara apoio a José Ronaldo

Filiado ao MDB, partido do pré-candidato a governador João Santana, o prefeito de Serrinha, Adriano Lima, declarou nesta quarta-feira (13) seu apoio a José Ronaldo, que disputará o governo da Bahia pelo Democratas (DEM).

Justificando seu apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana em detrimento de seu correligionário, Adriano disse que José Ronaldo “sabe que é o melhor para a Bahia”.

O prefeito de Serrinha afirmou ainda que “existe uma ligação histórica” entre eles, e que decidiu pelo apoio por “reconhecer ser José Ronaldo a melhor opção”.

Jutahy defende mulher na chapa de Ronaldo e nega atrito com Lázaro

O pré-candidato ao Senado pelo PSDB na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), o deputado federal Jutahy Magalhães disse ao bahia.ba que nunca teve nenhum tipo de mal estar com o colega de Câmara Irmão Lázaro (PSC).

Ele negou que seja contra uma possível pré-candidatura do parlamentar ao Senado como seu companheiro de chapa, mas defendeu o nome de uma mulher na majoritária.

“Tenho defendido isso internamente, ter uma mulher na chapa é importante, para o Senado ou na vice, principalmente pela composição da chapa do governo, do lado de lá. Claro que dou as minhas sugestões sobre as posições na chapa, mas são só sugestões. Não sei de onde surgiu isso de eu ser contra o Irmão Lázaro, não existe isso”, salientou.

Na oportunidade, Jutahy afirmou que José Ronaldo ainda não definiu a data para anunciar a composição completa da chapa majoritária. “Ele tem conversado com lideranças, feito reuniões, mas isso não interfere no meu ritmo de pré-campanha. Já conquistei apoios importantes e vou conquistar outros que vão surpreender muita gente”, analisou.

Kiki Bispo quer PTB na majoritária de Zé Ronaldo

O vereador Kiki Bispo (PTB) acredita que o pré-candidato do DEM ao governo da Bahia, José Ronaldo, tem todas as qualidades e força política suficiente para bater de frente com o governador Rui Costa (PT). Para o edil, a população ainda está distante do processo eleitoral e deve começar a conhecer o democrata a partir das ações promovidas pela base aliada de vereadores nas ruas da capital baiana. "Nenhuma eleição é definida antes do dia. Não se vence antes. Zé Ronaldo tem todas as qualidades para estar na disputa. O povo ainda está à margem do processo eleitoral. Vem aí uma Copa do Mundo e está tudo indefinido. Evidentemente, é natural que o governador Rui Costa esteja na frente, por estar na cadeira", afirmou o edil em entrevista ao programa "Política na Mesa", da Rádio Câmara.

Kiki também disse que não restaram mágoas dos aliados de ACM Neto (DEM) após a desistência do prefeito de se candidatar. "Ele estava liderando as pesquisas e a frustração não foi só da base, mas do povo na Bahia. Mas isso já passou. Zé Ronaldo é nosso candidato. Prefeito de Feira de Santana por quatro mandatos. Creio que quando a campanha começar para valer, Salvador será fundamental. Na medida que o prefeito e a base aliada começarem a entrar nas ruas, não tenho dúvidas que ele vai crescer nas pesquisas". O vereador também comentou a notícia de que não pretende sair do PTB e que defende a presença da legenda na chapa de Ronaldo. Indagado se a legenda vai pleitear um espaço na majoritária carlista, Kiki apresentou alguns nomes. "Temos Taissa Gama, que foi secretária do prefeito. Temos o deputado Severiano Alves e outros nomes que poderiam compor a chapa. Poderia ser na chapa diretamente ou na suplência", listou.

Ele também reafirmou a posição contra a chapa petista, que, segundo ele, é "elitista". "A chapa do governador Rui Costa parece essa novela das 8h [Segundo Sol] que só tem brancos, representantes das elites. Vão dar um golpe muito claro na senadora Lídice da Mata. Parafraseando com a deputada Fabíola Mansur, é um feminicídio político". Kiki desacredita que a proximidade do PTB e do grupo carlista com o governo do presidente Michel Temer (MDB) vá atrapalhar a oposição nas urnas. “O prefeito ACM Neto tem deixado muito claro a sua distância com o governo de Michel Temer por entender que há equívocos na agenda econômica e administrativa”, analisou.

 

Fonte: A Tarde/BNews/Bahia.ba/Tribuna/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!