15/06/2018

Pindobaçu realiza Festival das Artes neste final de semana

 

O Festival das Artes do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru realizará a sua segunda edição no município de Pindobaçu, nos dias 15 e 16 de junho de 2018. Ao longo dos dois dias, será realizada uma série de apresentações artístico culturais na Praça Municipal Pedro Luiz. Shows musicais, mostra audiovisual, feira agroecológica, exposições artísticas, apresentações de manifestações tradicionais e oficinas de artesanato integram a programação multicultural.

O projeto Festival das Artes percorrerá três municípios do Território - Caldeirão Grande, Pindobaçu e Senhor do Bonfim - levando arte, cultura e formação artísticas em diversas linguagens para artista e a sociedade geral. O evento conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do edital setorial de Territórios Culturais, que visa dinamizar os Territórios de Identidade do Estado.

  • PROGRAMAÇÃO
  • 15 de junho de 2018 (sexta-feira)

MANHÃ

- Palco e espaço livre para apresentações culturais

- Feira de Artesanato

- Feira Agroecológica

- Oficina de Artesanato

- Oficina de Cordel

- Mostra Audiovisual

- 10h: Show muiscal “Voz e Violão com Edmilson da Silva”

TARDE

- 13h às 14h: Palco e espaço livre para apresentações culturais

- 14h: Show muiscal “Voz e Violão com Samuel Rosa”

- 16h: Apresentação do “Grupo de Pífano Itapicuru”

- 17h: Apresentação de “Quadrilha de Dona Bieta”

- 17h30 Abertura Oficial do Evento

- 18h: Show muiscal “Gospel com a Banda AGP”

- 19h: Apresentação da “Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinense”

- 20h: Show muiscal com “Edson Lopes e Banda”

- 23h: Festival da Sanfona – “Apresentação de Sanfoneiros”

  • 16 de junho de 2018 (sábado)

MANHÃ

- 08h às 10h: Palco e espaço livre para apresentações culturais

- 10h: Apresentação Cultural “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo das Crianças e Adolescente” (SCFV) e do Grupo de Dança “Rio Corretes”

- 10h30: Desfile de Carros Antigos do “Clube de Carros Antigos de Senhor do Bonfim”

- 11h: Desfile dos Motoqueiros “Moto Grupo Lobos Solitários; Motoclube Dragões do Asphalt de Senhor do Bonfim; e Moto Grupo Cabeça de Pistão”

- Feira de Artesanato

- Feira Agroecológica

- Oficina de Artesanato

- Oficina de Cordel

TARDE

- 13h às 15h: Palco e espaço livre para apresentações culturais

- 15h: Apresentação de “Grupos de Capoeira” (Palmeira Grande; Raízes da Terra)

- 15h45: Apresentação de Poemas e Cordel

- 16h: Apresentação do “Grupo Samba de Chula”

- 16h45: Apresentação de Poemas e Cordel

- 17h: Apresentação do “Grupo Circense Cigana Pirofagia”

- 17h45: Apresentação de Poemas e Cordel

- 18h: Apresentação do “Grupo Circense Trupe de Benas”

- 18h45: Apresentação de Poemas e Cordel

- 19h: Show “Gospel com a Banda Som da Redenção”

- 21h: Festival da Sanfona – “Apresentação de Sanfoneiros”

- 23h: Show com “Ricardo do Acordeon”

- 01h30: Show com “Rudy Marlos”

São João de Euclides da Cunha preserva o clima do autêntico forró

As fogueiras acesas assam o milho e esquentam o clima de quem vai curtir os festejos juninos. Fogos iluminam a noite e fazem a festa das crianças. Não é preciso convite, as portas estão sempre abertas. Na mesa, são servidos bolos, canjica, salgados, e o licor não falta. Pelas ruas, as bandeirolas enfeitam de uma ponta a outra, e no palco, o som traz, principalmente, o autêntico forró. Assim acontecem os festejos juninos em Euclides da Cunha, com dias cheios de animação, alegria e muito arrasta-pé. A cidade mantém viva as tradições do São João, típicas do interior.

A festa em 2018, acontece entre os dias 22 e 25 de junho, no famoso ‘Forródromo’, com shows de artistas nacionais e muitas outras atrações.

Durante os festejos, a programação reunirá grandes nomes do forró como Limão com Mel, Alcymar Monteiro, Saia Rodada, Forró dos Plays, Gatinha Manhosa, Aviões do Forró, Solange Almeida, Adelmário Coelho, Jonas Esticado, Forró do Tico, Danniel Vieira e Kart Love, entre muitos outros. Artistas locais como Nino Coutinho, Zezinho da Ema, Aclécio Júnior, e outros, também serão prestigiados.

Para chegar em Euclides da Cunha, partindo de Salvador, é simples! De carro, o motorista deve pegar a BR-324, e depois seguir pela BR-116. No terminal rodoviário, empresas de ônibus também fazem rotas.

SESSÃO ITINERANTE DA AL-BA SERÁ REALIZADA DURANTE 27 EDIÇÃO DA FENAGRI

Os deputados que compõem a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia aprovaram, por unanimidade, na última terça-feira (12), a realização da sessão itinerante do colegiado durante a 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), que acontece de 11 a 14 de julho, em Juazeiro. A proposta foi apresentada pelo presidente do colegiado, Eduardo Salles, e o deputado Zó.

Salles destacou a importância da presença dos parlamentares nos eventos agropecuários. "A Comissão de Agricultura tem que estar presente onde o povo está e discutir as demandas dos produtores. Depois da Bahia Farm Show, evento realizado no começo de junho, em Luís Eduardo Magalhães, a sessão itinerante vai acontecer em uma das feiras mais importantes de agricultura irrigada do país. Esse momento é fundamental para ouvirmos e aproximar dos produtores do que vem sendo debatido na Assembleia Legislativa", destacou.

Durante os quatro dias do evento, o público poderá conferir novas tecnologias, produtos e serviços dos segmentos da economia solidária, vitivinicultura, agro e enoturismo, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, piscicultura, apicultura e pesquisas agropecuárias.

Zó e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Félix, anunciaram a realização do lançamento oficial da Feira no próximo dia 20 de junho, às 9h30, na Assembleia Legislativa da Bahia. "Pela primeira vez estamos trazendo essa abertura para a Alba. Essa é uma importante Feira para o setor e que acontece a cada dois anos em Juazeiro", ressaltou o parlamentar.

Tiano Félix destacou a importância da Feira para a região, que tem como tema 'Cultivando Sabores e Valores do Vale'. "O Vale do São Francisco é o maior produtor de uva e manga do Brasil, tem uma importância enorme para a economia local e regional e vem se desenvolvendo cada vez mais. A Feira vai nos dar a oportunidade de discutirmos a questão hídrica, além de formas de plantio e cultivo mais sustentáveis", explicou.

Com o apoio dos deputados Zó e Roberto Carlos, Eduardo Salles participou de audiência com a secretária estadual de Agricultura, Andrea Mendonça, e o secretário Tiano Félix, logo após a Comissão, para a viabilização de recursos necessários à realização da FENAGRI. Durante a reunião, o parlamentar conversou sobre o assunto, também, por telefone, com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento, Cláudio Peixoto. A demanda é uma preocupação do prefeito do município, Paulo Bonfim.

"Saímos da audiência satisfeitos com o compromisso da secretária de Agricultura e de Claudio Peixoto, mesmo diante deste cenário de crise financeira, em ajustar o que for necessário para conseguirmos os recursos. Tenho a defesa do setor agropecuário como bandeira do meu mandato e me comprometi, assim que o vice-governador João Leão retornar da China, de discutirmos o que pode ser feito pela FENAGRI", explicou o parlamentar.

SEMINÁRIO EM DEFESA DAS SERRAS DE JACOBINA ACONTECEU EM SENHOR DO BONFIM

Nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) vai acontecer o Seminário em Defesa das Serras da Jacobina, no Auditório do Centro Diocesano, em Senhor do Bonfim (BA). O evento tem por objetivo apresentar à comunidade regional e aos poderes públicos municipais uma proposta para a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes dos Rios Itapicuru, Itapicuru-Açu e Itapicuru Mirim.

A criação desta unidade de conservação, ideia que vem sendo discutida há muitos anos por diferentes entidades e prefeituras da região, visa ordenar o desenvolvimento das atividades econômicas, apoiar ações de gerenciamento ambiental compartilhado e conter ações predatórias nas áreas de nascentes da Serra da Jacobina, Piemonte Norte do Itapicuru, consideradas a “caixa d’água do Rio Itapicuru”, responsável por abastecer mais de 500.000 dos 1.300.000 habitantes da bacia.

A área proposta para a APA Nascentes do Itapicuru incluí parte dos municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Mirangaba, Caem, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Jacobina.

As Serras da Jacobina, também chamada de Piemonte Norte do Itapicuru, é um conjunto de serras com aproximadamente 200 km de extensão entre os municípios de Miguel Calmon e Jaguarari, centro norte do Estado da Bahia. A serra abriga centenas de nascentes, cachoeiras, grutas, fauna, flora que a diferencia da região em seu entorno.

O clima mais ameno e com mais chuvas durante o ano faz com que a agricultura e a pecuária sejam atividades fortes na região, que também desenvolve a economia do ecoturismo em suas muitas cachoeiras e matas. A água, mais abundante na serra que na região em seu entorno traz muitos interesses e é coletada para diferentes usos e consumos em mais de 20 barragens e represas em seu entorno.

A serra de Jacobina é também rica em minério, com diferentes empresas explorando seus recursos, é parte integrante do parque eólico da Bahia, e possui áreas de cerrado, mata atlântica, campos rupestres e de altitude, que abrigam uma enorme biodiversidade que não se apresenta na caatinga que a cerca.

LEI Nº 9.433/1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

LEI Nº 6.938/1981. Estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental.

 

Fonte: SecultBa/EuclidesdaCunha.com/BlogdoGeraldoJosé/Ascom CBHI/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!