28/06/2018

Bahia: Copa 2 de Julho tem início neste sábado

 

A última reunião técnica antes de a bola começar a rolar em gramados da Bahia pela Copa 2 de Julho foi realizada na manhã desta terça-feira (26), no foyer da Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, na capital. O encontro reuniu dirigentes de futebol de clubes e equipes de Salvador, Maragojipe, Cachoeira, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, cidades que junto com Feira de Santana e São Francisco do Conde irão sediar partidas do torneio. Os jogos iniciam neste sábado, dia 30 de junho, seguindo até o dia 11 de julho.

Organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a Copa 2 de Julho está comemorando este ano a sua 10ª edição. A competição reunirá 40 equipes de Alagoas, Bahia, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo, além das internacionais Bloomig e El Semillero (ambas da Bolívia) e a angolana Academia de Futebol de Angola (AFA).

A pauta do encontro girou em torno do regulamento, com o coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb e organizador da copa, Sinval Vieira tratando de aspectos mais polêmicos. Esclarecimentos sobre arbitragem também foram feitos durante a reunião, mostrando aos dirigentes como devem proceder frente a determinadas situações vivenciadas em jogos.

O diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, deu as boas-vindas aos participantes da reunião, destacando o empenho de toda a equipe da autarquia em realizar uma copa à altura da marca das dez edições. “Para realização da Copa, estamos contando com investimento do Ministério do Esporte, que, apesar de parceiro da Sudesb em muitas outras ações, é a primeira vez que faz aporte financeiro na Copa 2 de Julho, o que demonstra o reconhecimento da importância deste torneio”, observou Dourado.

Também presente à reunião, a chefe de Gabinete da Setre, Ângela Guimarães, destacou a importância de realização da 2 de Julho, competição que ao longo de suas edições vem revelando novos talentos do futebol. “O goleiro Alisson e Roberto Firmino, que neste momento disputam a Copa do Mundo da Rússia, já jogaram a Copa 2 de Julho. É muito importante a manutenção dessa política pública. Mesmo com toda a crise vivida pelo esporte e outras áreas, vemos o empenho e determinação do Governo da Bahia em desenvolver agendas positivas e importantes como a Copa 2 de Julho”, destacou.

Participaram ainda da reunião o chefe de Gabinete da Sudesb, Everaldo Augusto, e o novo coordenador estadual de Esporte, Gustavo Miranda.

Copa 2 de Julho: Equipes começam a desembarcar em Salvador nesta quinta-feira

A equipe da Academia de Futebol de Angola (A.F.A) desembarca nesta quinta-feira (28), às 10h, no Aeroporto Internacional de Salvador. O time angolano ficará hospedado no município de Cachoeira, uma das oito cidades sedes da décima edição da Copa 2 de Julho de futebol sub 15, que começa sábado (30).

Na sexta-feira (29), começam a desembarcar em Salvador as equipes do Flamengo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Palmeiras e Sport Recife além das bolivianas Blooming e Ell Semillero, dentre outras. A décima edição da Copa 2 de Julho reúne 40 equipes nacionais e seleções municipais da Bahia. A final está prevista para acontecer no dia 11 de julho.

A Copa 2 de Julho é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e do Ministério do Esporte.

A competição é uma das principais vitrines do futebol brasileiro. Segundo levantamento feio pela Sudesb, mais de 70 atletas já conseguiram um contrato profissional após participarem da competição. Nomes como o goleiro Alisson e do Atacante Roberto Firmino, ambos jogando a Copa do Mundo da Rússia pela seleção brasileira, já disputaram o torneio.

Sudesb divulga tabela e regulamento da Copa 2 de Julho de Futebol Sub 15

A partir de sábado (30) a bola vai rolar na Copa 2 de Julho de futebol sub-15, considerada um dos maiores torneios da categoria do Brasil. Na sua 10ª edição, o certame receberá 40 equipes, sendo três estrangeiras. Bahia, Vitória, Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro, CRB-AL, Sport, Jacuipense, Juazeirense, Bahia de Feira, Flu de Feira, Academia de Futebol de Angola (AFA) e  Blooming e El Semilero (ambos da Bolívia) são alguns dos participantes.

As agremiações estão divididas em oito grupos com cinco times cada. Na primeira fase, cada equipe disputa jogos entre si, em turno único, dentro da mesma chave. Os dois melhores se classificam para as oitavas de final.

O Bahia estreia na competição contra o Juazeiro, sábado (30), às 14h, em Pituaçu, enquanto o Vitória pega o Cruzeiro, no mesmo dia, às 10h, no Barradão.

Além de Salvador, mais sete cidades serão sedes da Copa 2 de Julho: Lauro de Freitas, Feira de Santana, Mata de São João, Camaçari, Cachoeira, Maragogipe e São Francisco do Conde.

  • Confira os jogos da primeira rodada:

Grupo A

30/06 SAB 14:00 Bahia X Juazeiro- Pituaçu

30/06 SAB 15:30 Flamengo X Blooming -Pituaçu

Grupo B

30/06 SAB 10:00 Vitória X Cruzeiro - Barradão

30/06 SAB 15:00 VF4 X Cajazeiras - CT Manoel Pontes Tanajura

Grupo C

30/06 SAB 17:00 Sel. L.Freitas X El Simillero - Lauro de Freitas

30/06 SAB 18:30  Jacuipense X Atlético-MG - Lauro de Freitas

Grupo D

30/06 SAB 09:00  Bahia de Feira x Flu de Feira - CT Bahia de Feira

30/06 SAB 10:30 Feira de Santana x Palmeiras - CT Bahia de Feira

Grupo E

30/06 SAB 09:30 Sel. Mata de São João x Comercial - Amado Bahia

30/06 SAB 11:00 CFA Braunão X Leônico - Amado Bahia

Grupo F

30/06 SAB 09:00 Sel. Camaçari X Lusaca- Camaçari

30/06 SAB 10:30  Porto-PE  X Camaçariense – Camaçari

Grupo G

30/06 SAB 15:00 Sel. Cachoeira X A.F.Angola - Cachoeira

30/06 SAB 15:00  Sel. Maragogipe X EDB/SAJ  - Maragogipe

Grupo H

30/06 SAB 14:30 Sel. São Francisco do Conde X Confiança-SE  - S.F.Conde

30/06 SAB 16:00 Fla de Guanambi X Juazeirense - S.F.Conde

Inscrições para a XXI Corrida do Fogo são prorrogadas

Foram prorrogadas, até a meia-noite desta quarta (27), as inscrições para a 21ª Corrida do Fogo, organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Serão 5 e 10 Km de corrida, nas categorias masculina e feminina e as inscrições podem ser feitas pelo site do Corpo de Bombeiros.

A competição acontece no próximo domingo (1º), às 7 horas, com largada e chegada no Parque dos Ventos, na Boca do Rio e marca a abertura das celebrações da semana dos Bombeiros. O dia do Bombeiro Militar é celebrado em 2 Julho.

Profissionais e amadores de corrida podem participar da prova, que é um incentivo ao esporte, especialmente a corrida de rua. Além de estreitar os laços de amizade e apresentar um pouco do dia-a-dia dos bombeiros para a população.

Baiano é campeão do maior evento latino-americano de esportes aquáticos

O atleta Wiliam Fonseca, de 16 anos, aluno do projeto social Pedra que Ronca, do bairro de Itapuã, em Salvador, ganhou medalha de ouro na 2ª etapa do Aloha Spirit Festival, maior evento latino-americano de esportes aquáticos. O jovem foi premiado na categoria júnior, na modalidade stand up paddle. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), apoiou o atleta com a doação das passagens para a participação da competição.

Responsáveis pelo Pedra que Ronca, Edilson Rocha, conhecido como Buruca, e Weber Peres, o popular Coelho, comemoram o fato de ter um atleta do projeto campeão brasileiro.

O Aloha Spirit Festival aconteceu entre os dias 22 a 24 de junho, no Lago Paranoá, em Brasília, com a participação de mais de 200 atletas.

Pedra que Ronca

Há dois anos o projeto incentiva a prática do stand up paddle entre meninos e meninas, de 05 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino. Atualmente, 30 alunos são atendidos pela iniciativa, que oferece todo o material para a prática esportiva.

 

Fonte: Ascom Sudesb/Ascom Corpo de Bombeiros/Ascom Setre/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!