08/07/2018

José Ronaldo quer Bruno Reis e Lázaro na chapa

 

Pré-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM) deixou claro que quer o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e o deputado federal Irmão Lázaro (PSC) como integrantes de sua chapa. O aspirante ao Palácio de Ondina deseja o social-cristão como candidato a vice na composição e, neste cenário, o número 2 do Palácio Thomé de Souza seria o segundo postulante ao Senado. O primeiro é o parlamentar Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), que já foi confirmado na majoritária. “Bruno é um nome excelente, porque é uma pessoa que tenho muito respeito e gosto. Bruno é extremamente trabalhador e, não tenho a menor dúvida, que fazendo parte da chapa, vai dar uma grande parcela de contribuição. Não descarto a presença de Bruno, até porque acho e repito que tem grandes qualidades. Se fosse possível realmente a gente ter Bruno na chapa, seria um grande prazer”, afirmou Zé Ronaldo.

O vice-prefeito da capital baiana não tem descartado a hipótese de compor a chapa, mas tem mostrado pouco interesse em entrar na corrida eleitoral. Os aliados do prefeito ACM Neto (DEM) entendem, entretanto, que Bruno Reis é um nome importante para a composição, porque está diretamente atrelado ao chefe do Palácio do Thomé e poderia herdar parte dos votos do presidente nacional democrata. Outro fator é que, se a oposição for derrotada na eleição, o vice-prefeito poderá permanecer no cargo.

Por outro lado, há quem tenha receio de colocar o nome de Bruno na disputa eleitoral por entender que ele é o candidato natural à sucessão do prefeito em 2020, e uma eventual derrota na capital traria desgaste à imagem. Sobre Irmão Lázaro, o pré-candidato ao governo afirmou que seria um “sonho” ter o cantor-político como candidato a vice. “Seria o meu sonho, mas não sou eu que decido a cabeça do Lázaro, que tem suas próprias opiniões e ideias. Eu tenho o meu sonho. Se vou conseguir realizar, não sei”, asseverou.

Em entrevista à Tribuna, o futuro presidente do PSC na Bahia, o deputado estadual Heber Santana, voltou a descartar a possibilidade de Lázaro na vice. “A gente mantém a nossa posição de que Lázaro é candidato ao Senado”, afirmou. O parlamentar não rejeitou a chance de se aliar ao pré-candidato do governo do MDB, João Santana, caso o cantor-político fique de fora da chapa de Zé Ronaldo. “A candidatura de Lázaro é prioridade para gente. Não sendo possível [na majoritária do ex-prefeito de Feira de Santana] vamos tentar viabilizar de outra forma. Já recebemos sinalização positiva do MDB”, pontuou.

Zé Ronaldo mantém convite de vice para Lázaro

Zé Ronaldo  manteve para o deputado federal Irmão Lázaro (PSC) o convite anterior: de que o parlamentar seja candidato a vice na chapa majoritária dele.

O deputado estadual Heber Santana, que foi oficializado presidente estadual do PSC no encontro ocorrido neste sábado, 7, disse que a sigla fará conversas internas para saber qual posição do partido.

A definição está entre dois cenários: ou os sociais-cristãos aceitam o convite de Zé Ronaldo, ou resolvem manter a pré-candidatura de Lázaro de forma avulsa. Ou seja, sem coligar com o grupo de Zé Ronaldo – esta última a opção mais provável. O pré-candidato ao Palácio de Ondina deve estar presente no encontro do partido.

“Apesar dele fazer uma viagem, é bem provável que ele esteja conosco na parte inicial do evento. Agora, vamos esgotar as nossas conversas pra ver se a gente consegue chegar na hora do evento com as coisas organizadas. Mas algum nível de definição vamos chegar a ter para anunciar. Se a gente decidir aceitar o convite de Zé Ronaldo, forma-se a chapa dessa maneira, com Lázaro na vice. Se a gente decidir que não, por manter a candidatura de Lázaro ao Senado, a bola passa pra Zé Ronaldo decidir o que fazer”, explicou Heber.

Ainda segundo o presidente do partido na Bahia, diante da predisposição da sigla em partir para a candidatura avulsa, caso a decisão seja essa, a legenda já vai começar a negociar com outras agremiações uma coligação que possa viabilizar Lázaro na disputa pela Câmara Alta. E, de acordo com ele, se Zé Ronaldo depois resolver por atender o pleito do PSC e colocar o deputado federal em uma das vagas para o Sem ado, pode ser tarde demais.

“A gente não vai ficar apenas esperando, vamos começar a ir pra campo. Pode ser que, quando ele decida, a gente já tenha tomado a nossa e vamos até o fim. Vemos a candidatura de Lázaro como prioridade”, reforçou.

O encontro deste sábado, que ocorreu no centro de convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, ainda teve a presença do pré-candidato à Presidência da República, o economista Paulo Rabello de Castro.

DEM define candidatura presidencial até dia 20

Presidente nacional do Democratas, o prefeito ACM Neto disse, ontem, que o seu partido quer definir até o dia 20 de julho sobre quem vai apoiar na eleição presidencial deste ano, já que a candidatura do dirigente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está praticamente descartada. Segundo o chefe do Palácio Thomé de Souza, o DEM hoje está dividido entre Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (Podemos).

“Cabe ao presidente [da sigla] intermediar as opiniões. O que eu vou fazer? Vou traduzir o desejo da maioria do partido. A gente não está brigando. Estamos tratando do futuro do Brasil [...]. A gente tem noção do nosso tamanho, da nossa responsabilidade. É natural que exista opinião interna diferentes. Eu vou procurar extrair o sentimento da maioria”, afirmou.

Neto disse ainda que a agremiação vai “respeitar” os estados que queiram apoiar outro candidato ao Palácio do Planalto que não seja o escolhido pela sigla. “Nós vamos respeitar eventuais opiniões contrárias. Eventualmente, [vamos respeitar] um estado que queria tomar uma posição [diferente], um pré-candidato que queira seguir outro caminho. No meu partido, não tem essa coisa de todo mundo pensar da mesma forma”, pontuou.

Em Salvador, pré-candidato do PSC à Presidência revela interesse em reunião com ACM Neto

O pré-candidato à Presidência da República do PSC, Paulo Rabelo, revelou interesse em se reunir com o prefeito ACM Neto (DEM). O economista estará em Salvador neste sábado para o Encontro Estadual do PSC, onde será empossado o novo presidente da sigla na Bahia, deputado estadual Heber Santana. Em entrevista à rádio Itapoan FM, na noite desta sexta-feira (6), no programa Se Liga Bocão, Rabelo afirmou que espera Neto no evento, e, além disso, quer tratar com o prefeito sobre apoio político.

“O nosso nome vai despertar o interesse de outras legendas. Amanhã quero me encontrar com o ACM Neto, dirigente do DEM. Já esperamos o prefeito prestigiar a posse do novo presidente estadual”, disse. Em outro momento, Rabelo chegou a dizer que é “o irmão mais velho e uma espécie de orientador intelectual dos liberais que hoje estão no partido Democratas”.  O atual presidente nacional do DEM, ACM Neto, tem se reunido com diversos pré-candidatos, como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Conforme Neto, o partido vai anunciar até o dia 20 de julho que nome vai apoiar para presidência nas eleições deste ano.

No cenário estadual, a relação do DEM com o PSC, no entanto, pode estremecer. Isso porque o partido quer indicar o deputado federal Irmão Lázaro (PSC) para a vaga ao Senado na chapa majoritária, liderada por Zé Ronaldo (DEM), mas há resistência de integrantes do grupo, como é o caso do pré-candidato a senador Juthay Magalhães (PSDB), que defende uma mulher na chapa.

A PARTIR DE SABADO, 7, CANDIDATOS NÃO PODEM APARECER EM INAUGURAÇÕES

A partir de sábado (7), os candidatos estão proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas, bem como de contratar, para os eventos, shows artísticos pagos com recursos públicos.

A lei eleitoral proíbe ainda a propaganda institucional de atos ou serviços dos órgãos públicos. Também veta a transferência de recursos da União aos estados e municípios, e dos Estados aos municípios, com exceção de recurso com cronograma prefixado ou para atender situações de emergência.

Os agentes também ficam proibidos de fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito.

 

Fonte: Tribuna/BNews/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!