11/07/2018

Ilhéus: Circuito de Surf e Bodyboarding adiado para o dia 22

 

A IV Edição do Circuito South Session de Surf e Bodyboarding, que aconteceria neste dia 15, na Praia do Sul, em Ilhéus, foi adiado para o próximo dia 22 de Julho, também num domingo.  Conforme informação do organizador do evento, Ailton Neto, a mudança ocorreu devido a transmissão da final da Copa do Mundo da Rússia.

A competição será realizada na altura do Km 03 da Praia do Sul, na Rodovia Ilhéus–Olivença, em frente ao condomínio Paraíso Tropical.  Cerca de 60 competidores, de ambos os sexos, devem disputar os títulos ao encarar as ondas na praia ilheense, em busca de melhores resultados no ranking baiano. O circuito de surf será disputado nas categorias Iniciante, Open e Especial. Já no bodyboarding, as categorias serão Iniciante e Open.

Informar para não Afogar

Durante o evento, o Corpo de Salva Vidas da Prefeitura promoverá ações do projeto Informar para não Afogar, que se encontra em sua décima edição. O objetivo é conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento durante o banho de mar.

As atividades incluem palestras que alertam quanto aos índices de afogamentos e medidas de prevenção, além de ações práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático. Para o salva vidas Domingos Madureira, idealizador da proposta, o projeto tem contribuído para a redução do índice de afogamentos no litoral do município, além de proporcionar maior aproximação do corpo de salva vidas com a comunidade.

Itacaré: 5º Festival Sabores inicia com a banda Skanibaus

O 5º Festival Sabores de Itacaré começa nesta quinta-feira, trazendo 40 restaurantes que apresentarão o melhor da gastronomia de Itacaré. Com a curadoria de Elibia Portela, o evento vai se espalhar por diversos pontos da cidade com o tema “Gastronomia de raiz, aproveitando a grande diversidade gastronômica local. A realização da feira se dará com 25 pratos inscritos especialmente para a feirinha e que serão comercializados a preços de até R$12. Outro destaque da quinta edição do evento será a Feira da Agricultura Familiar, cujos produtos serão usados para a composição dos pratos, com o objetivo de valorizar os saberes e fazeres dos chefs e cozinheiros locais.

A abertura do Festival Sabores de Itacaré ficará a cargo do grupo instrumental Skanibais, que se apresenta gratuitamente no palco principal, misturando ritmo jamaicano com música brasileira e, em particular, com a música nordestina. Assim, o público poderá conferir clássicos do ska jamaicano, sambas, jazz, rock, forró e outros ritmos em versões ska. A banda de ska baiana é formada por João Teoria (trompete), Uirá Nogueira (bateria), Ito Bispo (saxofone), Kiko Souza (sax/flauta), Léo Couto (sax barítono), Mathias Traut (trombone), Nelmário Marques (bass), Juliano Oliveira (piano) e Marco Oliveira (guitarra), que tem mesclado no repertório instrumental musicas de Riachão, Tim Maia, Roberto Carlos e Caetano Veloso.

Gastronomia da FMT participa do V Festival Sabores de Itacaré

Durante três dias, a Faculdade Madre Thaís (FMT), de Ilhéus, participará do V Festival Sabores de Itacaré. O evento acontece de quinta-feira (12) a domingo (15) naquela cidade. Na ocasião, a instituição de ensino superior, através do seu curso de Gastronomia, estará com um estande expositor e vai realizar oficinas para os participantes.

Ministram oficinas gastronômicas os professores e Chef’s. A oficina da mestra Merice Rocha, será sobre casquinha de siri revisitada em Carolina cobertas com crumble salgado, com o tema: “Oxente Paris”. Já Eduardo Bittar, também Chef e professor da Faculdade Madre Thais trabalhará com carne seca, banana frita, purê de aipim e queijo coalho, com o tema: “Bœuf séchée”. A Oficina da Chef e professora do curso de Gastronomia da FMT, Luciana Kruschewsky, sobre saltimboca de carne do sol com emulsão de banana da terra e açafrão com o tema: “Gastronomia prática”.

Além dos professores da FMT, vários alunos do curso participam do evento, que este ano traz o tema "Gastronomia de Raiz" e envolve os restaurantes da cidade de Itacaré apresentando receitas variadas com riqueza de sabores. O evento inclui shows musicais, feira gastronômica, feira de agricultura familiar e cozinha show.

O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, com patrocínio da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia com apoio da Faculdade Madre Thaís.

Sebrae promove o workshop Líder Coach em Itabuna

Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências com o foco em resultado, o Sebrae Mais promove, em Itabuna, o workshop Líder Coach nos próximos dias 17 e 18, e nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Os dois encontros acontece das 8h às 18h, no auditório do hotel Tarik Fontes. O evento é voltado para empresários, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores, responsáveis por equipes de trabalho que desejam aplicar técnicas de coach.

Os interessados em participar da solução podem procurar o Sebrae em Itabuna, na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro. As inscrições podem também ser feitas através da Loja Virtual da instituição. O investimento é de R$ 500 à vista ou dividido em quatro vezes no cartão.

De acordo com o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o workshop visa capacitar os líderes participantes a adotar as técnicas e ferramentas do coach na busca da alta performance de suas equipes, em favor dos resultados desejados. “A ideia é que cada participante esteja habilitado para reconhecer potenciais, desenvolver competências e orientar na definição de metas claras e tangíveis que contribuam para os objetivos da empresa”, declarou o gerente.

A solução integra o programa Sebrae Mais e tem a carga horária total de 36 horas, formatada em dois workshops, com 32 horas de capacitação presencial, divididas em quatro encontros de 8 horas. Junto a isso, cada participante tem direito a quatro horas de atividades práticas através de sessões de coaching.

Durante os dois dias do primeiro workshop (17 e 18/07), consultores especializados vão abordar conceitos e tendências de liderança e ferramentas de coach. O segundo momento será dedicado a uma releitura do ambiente e da cultura organizacional da empresa, voltado para questões como valores e comunicação interpessoal.

Já o segundo workshop (31/07 e 01/08) vai explorar temas como relações de poder, mudança nas organizações, liderança ética, expectativas dos liderados e clima organizacional. No fechamento do programa, serão feitas reflexões e debates sobre estratégias de liderança de alta performance, sob a perspectiva do líder coach.

O programa inclui atividades práticas e de apoio, no qual os participantes participarão de sessões de coach, com o acompanhamento de um profissional no seu processo de capacitação e a vivência, na prática, dos princípios fundamentais do processo de coaching.

Mais informações pelos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 99974-2262.

ARATACA: TRE MANTÉM PREFEITA NO CARGO

Nesta segunda-feira em decisão monocrática do juiz relator Freddy Carvalho Pitta Lima, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, negou provimento ao recurso do ex-prefeito de Arataca, Fernando Mansur (MDB).

O ex-prefeito entrou com recurso para reformar a decisão da justiça eleitoral que foi em favor da prefeita Katiana Oliveira (PP), mas o relator engou o provimento, com isso a prefeita continua no cargo.

Fernando Mansur entrou na justiça eleitoral pedindo a cassação de Katiana, ele alega que no período eleitoral a então candidata fez doação de material de construção com o objetivo de captação ilícita de votos e “violaram a legalidade no processo eleitoral”.

Governo da Bahia entrega estudos da BR-415 ao Tribunal de Contas

Para iniciar a obra de duplicação da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna, o governador Rui Costa e o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, entregaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) estudos adicionais da intervenção, conforme pedido do órgão de controle. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (9), na sede do Tribunal, em Brasília.

O governador Rui Costa explicou que há cerca de 40 anos esta necessidade está pautada pela população baiana e que a obra, apesar de ser federal, tem todo apoio do Governo da Bahia, cuja Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está empenhada em contribuir. Coube à Seinfra responder tecnicamente grande parte dos questionamentos feitos pelo TCU sobre a obra, que espera autorização para ser iniciada.

De acordo com o secretário estadual da pasta, Marcus Cavalcanti, o entendimento entre a Seinfra e o Dnit, responsável pela BR, é um só. E a parceria contribuiu para o rápido envio de informações adicionais ao TCU.

Conforme o ministro Augusto Sherman (TCU), as equipes técnicas analisaram o documento entregue hoje com toda rapidez a fim de contribuir com o processo.

O governador, acompanhado por senadores, deputados, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes; o procurador geral do Estado, Paulo Moreno; e o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foi ainda ao gabinete do presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, que se comprometeu a incluir a BR-415 como prioridade de análise do órgão.

BARRO PRETO: PREFEITA ENTREGA VEÍCULO PARA O CONSELHO TUTELAR

A prefeitura entregou, nesta manhã de terça feira-10, um veículo zero km e um kit de equipamentos para o conselho tutelar. A entrega foi feita em um evento realizado na prefeitura Municipal de Barro Preto, com a participação do secretário de Educação Arley Soares e membros da equipe de governo.

Na oportunidade, a prefeita agradeceu aos Deputados Lucio Vieira Lima e Pedro Tavares que encaminhou essa emenda, dando de presente a Barro Preto esse kit tão esperado a comunidade barropretence. Ressaltou também que o conselho está com novo formato e que é notório o empenho realizado por todos. “A entrega deste veículo faz parte de várias ações desenvolvidas em prol do povo de Barro Preto. Equipar o conselho é dar suporte a quem cuida das crianças e adolescentes do nosso município. Esta conquista agilizará ainda mais este importante trabalho”, disse Ana Paula.

Para o secretário de Assistência Social, Fabio Bomfim, Barro Preto está dando mais um passo para garantia dos direitos de crianças e adolescente. Ela destaca que este novo veículo abre caminho para um melhor e eficaz atendimento. “O conselho tutelar tem um importante papel social em favor das nossas crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade. Ao equipá-lo com um veículo novo, proporcionamos melhores condições de atendimento”, destacou o secretário.

O conselheiro tutelar Kleviton Santos Souza (Tourinho) agradeceu a prefeita Ana Paula o recebimento do novo veículo. Para eles, é de suma importância, não só para as ações do dia a dia, mas também para transporte em viagens nas comunidades mais distantes. Falou também das dificuldades que a equipe tinha para trabalhar sem um veiculo a disposição. Reforçou a vontade de continuar trabalhando e fazer o melhor para as crianças e adolescentes de Barro Preto.

 

Fonte: Jornal Bahia Online/A Tarde/PSB/Diario Bahia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!