05/07/2012

FEIRA: Papa nomeia frei, para bispo de Jequié

 

Nesta quarta-feira(04/07), o Papa Bento XVI nomeou, o Reverendíssimo Frei José Ruy Gonçalves Lopes, 45 anos, atualmente diretor do Colégio Santo Antônio e professor na Faculdade Católica, em Feira de Santana, bispo da Diocese de Jequié – Bahia.

Por telefone, o feirense falou sobre a nomeação. “Esse é um desafio e agora irei entrar em contato com o bispo, que está saindo por idade, para saber quando assumirei a arquidiocese de Jequié”, declarou.

Nos últimos anos vários padres de Feira de Santana foram nomeados para a missão de bispo, de acordo com Dom Itamar. Ele convidou a população a participar da ordenação que será realizada no dia 7 de setembro na igreja da Piedade em Salvador.

O Arcebispo Metropolitano dom Itamar Vian, fez o anúncio, em sua residência, às 7 hs desta quarta.

“Agradeço ao Papa Bento XVI por esse grande presente de nomear bispo o Frei Ruy, exatamente neste mês de julho em que Arquidiocese completa 50 anos de Vida e Missão. Parabéns ao Frei Ruy e aos frades Capuchinhos. Estamos muito felizes, porque nos últimos anos, diversos padres que trabalhavam em Feira de Santana foram nomeados bispos: dom Edson, dom Edgar, dom Delson, dom Giovanni, e agora Frei Ruy”, disse dom Itamar Vian.

FREI RUY nasceu no dia 06 de agosto de 1967, em Feira de Santana(BA). Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em fevereiro de 1985 e emitiu os primeiros votos em 10 de janeiro de 1988. Ordenado sacerdote aos 05 de dezembro de 1993. De 1993 a 1995, Pároco em Valéria e Capelão do Leprosário de Águas Claras (Arquidiocese de Salvador). De 1995 a 1998 eleito Definidor e Ecônomo Provincial. Ministro Provincial de 2002 a 2007. Em 2007 e 2008, Pós-Graduação em Teologia Moral pela Faculdade de Assunção de São Paulo. De 2007 a 2012, membro do Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e membro do Conselho de Administração das Obras Sociais de Irmã Dulce. De 2008 até hoje professor de Teologia Moral na Faculdade Católica de Feira de Santana e Diretor do Colégio Santo Antônio.

Fonte: Arquidiocese de Feira de Santana

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!