06/07/2012

BA: Seca derruba podução agricola

 

A produção agrícola na Bahia começa a sentir fortemente os efeitos da seca. Os números de junho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo IBGE, mostram que a estimativa de produção baiana de feijão em grão sofreu uma redução de 51,6% em relação ao mês de maio. Houve também redução da área plantada por conta da falta de plantio por conta do atraso e da irregularidade das chuvas.

A estimativa de junho da produção baiana da 2ª safra de milho em grão registrou uma queda de 26,1%  em relação a previsão de maio e a queda na área plantada foi de 47,1% em relação a maio.
 
A seca também prejudicou a safra de soja da Bahia que deve cair 1,9% em relação ao ano anterior, mesmo com  o aumento de 68,4 mil hectares na área de plantio.
 
Em relação ao Algodão,  onde a  Bahia se destaca como grande produtor nacional, verificou-se a queda de 3,3%  no rendimento médio da cultura em relação à safra passada. Ainda assim, espera-se um aumento de 1,6% na produção, em relação à última safra, em função do aumento na área de cultivo 5,1%.
 
A produção baiana de café foi uma das poucas culturas a apresentar incremento e deve crescer 8,9% em relação ao ano passado. Os dados são do IBGE e as tabulações são da equipe do Bahia Econômica.

Fonte: Bahia Economica

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!